! #SemanaOlímpica17 Os melhores do ano são campeões mundiais e vêm da Bahia - 21/12/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

#SemanaOlímpica17 Os melhores do ano são campeões mundiais e vêm da Bahia

Do UOL, em São Paulo

Confira o que rolou de mais relevante nos esportes olímpicos entre os dias 14 e 20 de dezembro.

Os melhores do ano vêm da Bahia e são campeões mundiais

Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) e Ana Marcela Cunha (maratona aquática), ambos baianos e campeões mundiais em 2015, foram eleitos os atletas do ano no Prêmio Brasil Olímpico, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro. Isaquias foi ouro no Mundial de Milão (ITA) no C-2 1000. Ana Marcela levou o ouro nos 25km no Mundial de Kazan (RUS). Thiago Pereira foi escolhido o "Atleta da Torcida".

Guga vai às lágrimas e cobra políticos

Gustavo Kuerten recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva pelos seus feitos dentro e fora da quadra. Em seu discurso no Prêmio Brasil Olímpico, chorou e cobrou honestidade dos políticos. "Na posição que ocupo, eu clamo aos nossos representantes, a quem está no governo do país e todos do poder público e quem nos comanda que olhe para esta sala e se espelhe nesta sala (cheia de atletas). Sejam justos, honestos, brasileiros de verdade e esqueçam partido, panelinha e lutem pelo Brasil. O nosso país merece isso", afirmou.

Chuva de índices olímpicos na natação

Diversos nadadores obtiveram índices olímpicos na seletiva de Palhoça (SC). Os atletas quiseram aproveitar a última competição do ano para registrar suas melhores marcas e ficarem mais tranquilos para os treinamentos em 2016. Entre os esportistas que fizeram marcas suficientes para ir aos Jogos do Rio-2016 estão Thiago Pereira, Nicholas Santos, Etiene Medeiros e Leonardo de Deus. Mas não basta ter índice para ir para a Olimpíada. Cada prova só poderá ter dois atletas por país. Por isso, se houver mais de dois classificados, só irão aos Jogos aqueles com os melhores tempos.

Mais do que índice: show

A seletiva de Palhoça não serviu apenas para os atletas conseguirem índice para os Jogos Olímpicos. Alguns deles fizeram grandes apresentações e se mostraram prontos para brigar por uma medalha no Rio. São os casos de Bruno Fratus e Branndon de Almeida. Fratus, medalhista no último Mundial de natação, surpreendeu ao conseguir, no revezamento 4 x 50 m livre, o segundo tempo mais rápido do mundo na distância. Já Branndon, de apenas 18 anos, obteve índice nos 400 m medley e cravou nada menos do que o recorde mundial junior da prova.

A má fase de Cielo

Cesar Cielo fechou seu ano de maneira melancólica. Tal como já havia acontecido no Mundial de Kazan, ele não disputou a seletiva de Palhoça até o final. O campeão olímpico foi mal nos 100 m livre (não conseguiu índice olímpico nem sequer vaga na final da prova em Santa Catarina) e desistiu de disputar os 50 m livre. Agora, ele terá que buscar índices nas provas do primeiro semestre de 2016.

Barbosa volta à seleção de basquete e pensa em medalha

Pela terceira vez na carreira, Antônio Carlos Barbosa vai dirigir a seleção feminina de basquete. Ele volta depois de oito anos e já fala que é possível ganhar medalha no Rio apesar das últimas campanhas vexatórias do time nacional. "Não prometo que vamos ganhar uma medalha, mas eu não entro em uma competição para perder. Vamos buscar sim a medalha", disse ele, que substitui Luiz Augusto Zanon.

Mais quatro vagas e equipe fechada na vela

A equipe brasileira da vela para a Rio-2016 está fechada: os últimos quatro representantes foram definidos neste fim de semana, na III Copa Brasil da modalidade, disputada na Baía de Guanabara. Henrique Haddad e Bruno Bethlem se garantiram na classe 470 masculina, enquanto Samuel Albrecht e Isabel Swan se classificaram na Nacra 17, classe olímpica estreante.

Noruega é tricampeã mundial no handebol feminino

Uma das maiores favoritas do ao título do Mundial feminino de handebol, a Noruega atendeu às expectativas e conquistou seu terceiro título na competição. Bicampeã olímpica, a seleção não teve dificuldades para derrotar a Holanda por 31 a 23, neste domingo (20). A equipe foi liderada por Nora Mork, maior estrela norueguesa atualmente: na campanha até a decisão, a armadora foi a artilheira com 43 gols e esteve especialmente inspirada nos mata-matas.

Magnano se preocupa com os brasileiros da NBA

A pouco menos de oito meses do início dos Jogos Olímpicos, o técnico da seleção brasileira masculina de basquete está preocupado. Rubén Magnano não consegue esconder o incômodo com o pouco tempo de quadra que vêm tendo os seus principais atletas da NBA. "Tranquilo não estou. Sempre preocupa que os nossos atletas não joguem. Já tive muitas experiências deste tipo e não é de uma hora para outra que você consegue trocar o chip. Espero que se consiga reverter esta situação ao longo da temporada e eles ganhem minutagem. Mas infelizmente não está em nossas mãos. Dependemos das franquias", afirmou.

Brasileiras do atletismo ganham vagas após revisão de índices

As mudanças nas marcas exigidas pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf) para a classificação para a Olimpíada beneficiaram duas brasileiras. Por um centímetro, Geisa Arcanjo assegurou a vaga no arremesso de peso, com 17,76 m. Keila Costa,que já tinha vaga no salto em distância, tem agora também no triplo.

Já estão de olho em 2024

Enquanto os atletas ainda buscam vagas na Olimpíada de 2016, já tem quem esteja de olho nos Jogos de 2024: as cidades que disputam o direito de sediar o evento. Nesta semana, foi a vez de Roma apresentar o logo de sua candidatura, um Coliseu estilizado nas cores da bandeira do país. Paris, Los Angeles e Budapeste são as concorrentes da capital romana, e a grande vencedora será definida em 2017.

#DeunoUOL Chana não joga mais pela seleção, mas quer estar na Rio-2016

A goleira Chana não é chamada pelo técnico Morten Soubak para a seleção feminina de handebol desde a Olimpíada de Londres, em 2012. Foi preterida por Babi e Mayssa. Mesmo assim, ainda não se vê fora dos Jogos do Rio. "Eu quero ir para jogar. Se não der certo eu posso pensar. Em todo caso, eu faço parte da Comissão dos Atletas do COB [Comitê Olímpico Brasileiro], então vou estar lá. Mas meu desejo é estar em quadra. Tenho condições e vou tentar mostrar isso", disse.

Topo