Vídeos

Atualizada em 17.12.2015 12h16

Brasil tem 1ª prova com mais classificados que vagas na natação da Rio-2016

AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON
Nicholas Santos (e) é um dos brasileiros a terem conseguido a marca imagem: AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON

Guilherme Costa

Do UOL, em Palhoça (SC)

O Brasil pode inscrever dois nadadores por prova individual das Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro. Portanto, a obtenção do índice não significa classificação automática para a competição. Nesta quinta-feira (17), na seletiva disputada em Palhoça (SC), houve a primeira “sobra”. Numa manhã em que sete atletas conseguiram marcas que os colocariam nos Jogos, Marcos Antônio Macedo, Henrique de Souza Martins e Nicholas Santos fizeram tempos abaixo do necessário na qualificação dos 100m borboleta.

Marcos Antônio venceu a prova com 52s17, seguido por Henrique (52s25) e Nicholas (52s31). O índice olímpico brasileiro nos 100m borboleta é 52s36 – Vinicius Lanza (52s56) e Arthur Mendes (52s62) ainda ficaram perto da marca necessária.

"Vem mais ainda. Pode ter certeza. Essa é a prova mais indefinida e apertada, com o maior número de atletas brigando pelas vagas. Não vai ter nada resolvido aqui. Aqui é só o início", analisou Marcos Antônio.

A situação é radicalmente diferente do panorama de Joanna Maranhão. A nadadora do Pinheiros fez 4min40s78 nos 400m medley e ficou bem abaixo do índice da prova (4min43s46). Ficou também bem distante da concorrência por uma vaga na Rio-2016.

"Eu estava muito tranquila porque sabia que tinha feito tudo que poderia fazer. No comecinho do bloco A eu tive alguns problemas, e ontem [quarta-feira] eu ainda estava um pouco insegura. Será que esses problemas vão afetar ou não? Mas quando eu nadei os 800m eu senti que faltou ter começado mais forte. Sobrou gás. Aí eu falei: 'Você está pronta. Só vai lá e se diverte'. Foi o que eu fiz", disse Joanna. "Estava pensando em “que maravilha estar aqui de novo”. Agora que é verdade e eu estou lá, não vejo a hora de estar na Olimpíada e de ver a galera vibrando", completou.

Os outros índices registrados na manhã desta quinta-feira foram de Guilherme Guido (53s41 nos 100m costas), Nicolas Nilo Oliveira (1min47s09 nos 200m livre) e João de Lucca (1min47s81 nos 200m livre).

Etiene Medeiros ainda ficou bem próxima do índice nos 100m costas. Ela nadou a prova em 1min00s31, mas precisava ter feito 1min00s25 para ter direito a um lugar nos Jogos Olímpicos do próximo ano.

A primeira seletiva olímpica da natação brasileira será realizada em Palhoça (SC) até o próximo sábado (19) e é composta por duas competições (Troféu Daltely Guimarães e Open CBDA/Correios) com programação espelhada. Isso quer dizer que os nadadores que estiveram na piscina na manhã de quinta-feira terão chance nas mesmas provas na sessão prevista para a tarde.

Depois disso, o Brasil terá apenas mais uma chance para obtenção de índice olímpico. Os nadadores que não fizerem marcas em Palhoça só poderão registrar tempo no Troféu Maria Lenk, em abril, no Rio de Janeiro.

Topo