Vídeos

Sarah Menezes salva dia de brasileiros em Tóquio e é bronze no Grand Slam

Flávio Florido/UOL
Sarah Menezes quebrou jejum e garantiu medalha para o Brasil no Grand Slam imagem: Flávio Florido/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

Sarah Menezes teve o melhor desempenho entre os brasileiros que competiram no primeiro dia do Grand Slam de judô, realizado no Japão. A judoca levou a medalha de bronze na categoria até 48kg e salvou o dia nacional, que também contou com Felipe Kitadai (60kg) e Rafaela Silva (57kg). Eles ficaram na quinta colocação em suas disputas.

Sem ir ao pódio em uma competição intercontinental desde julho de 2014, Sarah Menezes teve bom desempenho em Tóquio. 

A piauiense estreou com vitória sobre Terry Susanti, da Indonésia, por ippon. Em seguida, bateu a cabeça de chave número um, a mongol Urantsetseg Munkhbat. O triunfo veio por ippon mais uma vez, com menos de um minuto.

Derrotada pela japonesa Haruna Asami após levar um waza-ari e ser punidas duas vezes, Sarah foi para a disputa pelo bronze contra a espanhola Julia Figueroa. A brasileira conseguiu um waza-ari e um ippon para garantir o pódio.

Na mesma categoria, Nathália Brigida sofreu duas derrotas e não teve chances de medalhas.

No ligeiro masculino, Felipe Kitadai (60kg) esteve perto de garantir medalha, mas foi derrotado pelo japonês Toru Shishime na disputa de bronze. Eric Takabatake também entrou na categoria, mas caiu ainda nas oitavas de final em duelo com o russo Beslan Mudranov.

Rafaela Silva também fechou o dia na quinta colocação. A judoca carioca perdeu luta contra Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, após sofrer um yuko no começo da luta. Como consolo, ela bateu a Kaori Matsumoto, atual campeã mundial, em campanha que terminou sem medalhas.

Topo