Vídeos

Com menos atletas, teste de boxe para Rio-2016 é encurtado

Alex Ferro / Divulgação Rio 2106
Organização esperava 78 atletas, mas apenas 69 compareceram imagem: Alex Ferro / Divulgação Rio 2106

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Começou nesta sexta-feira (4) o evento-teste de boxe para a Olimpíada de 2016. Promovido pelo Comitê Organizador Rio-2016, o teste acabou reunindo menos atletas do que o planejado e teve sua programação reduzida.

Inicialmente, o Comitê Rio-2016 esperava receber até 78 atletas, de 40 países, para lutas em ringues instalados no Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro. O teste olímpico de boxe, porém, trouxe só 69 boxeadores de 18 nações ao Rio. Assim, foi reprogramado.

Nesta sexta, as lutas estavam agendadas para ocorrerem entre às 11h e às 20h30. Terminaram às 17h30. No sábado, a programação também foi encurtada em meia hora.

Apesar disso, para o diretor de Gestão de Instalações do Ro-2016, Gustavo Nascimento, o evento-teste não foi nem será prejudicado. "Temos os mesmos dias de competição e as mesmas instalações", disse. "Houve um ajuste no formato, mas sem impacto na operação."

Entre as ausências mais ilustres está a da campeã olímpica Claressa Shields. Ela foi medalha de ouro na categoria até 75 kg em Londres-2012. Até viajou ao Rio de Janeiro para o evento-teste, mas não se inscreveu para o torneio. Já dois atletas de ponta cubanos que participariam do evento, não vieram.

Brasileiro garantido na Rio-2016

Com menos atletas internacionais, sobrou atenção para o brasileiro Robson Conceição, primeiro boxeador do país a conquistar vaga para a Rio-2016. Ele não lutou na sexta, mas esteve no Riocentro e aprovou o evento-teste. "Está tudo maravilhoso", disse. "Já deu para conhecer o vestiário, o esquema de pesagem e sentir como vai ser o clima na Olimpíada."

Robson foi segundo e terceiro colocado nos dois últimos mundias de boxe (2013 e 2015), na categoria até 60 kg. Está confiante no seu desempenho nos Jogos de 2016. "Vamos ter medalhas aí. Eu quero garantir o meu ouro."

O presidente da CBBoxe (Confederação Brasileira de Boxe), Mauro Silva, também aposta num bom desempenho de Robson e de outros brasileiros. Sobre o evento-teste, Silva disse que recebeu bons retornos de atletas e dirigentes. Por isso, só tem a elogiar.

Topo