Vídeos

Justiça da África do Sul condena Pistorius por assassinato de namorada

Alon Skuy/AP
Sul-africano (foto de 2014) aguarda sentença, que pode chegar a 15 anos imagem: Alon Skuy/AP

Do UOL, em São Paulo

A Suprema Corte de Justiça da África do Sul declarou o atleta paraolímpico Oscar Pistorius culpado pelo assassinato de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, em 2013. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, em Bloemfontein.

O velocista ainda não teve sua pena determinada, uma vez que o caso será encaminhado agora a um tribunal que definirá a sentença. No entanto, na África do Sul, a punição para homicídio doloso é de no mínimo 15 anos de cadeia.

“O acusado é considerado culpado da acusação de homicídio”, afirmou o juiz Eric Leach, que leu uma versão resumida do veredito. Segundo o magistrado, que criticou a "inconsistência" do depoimento original de Pistorius, a morte da modelo foi “uma tragédia de proporções shakesperianas”.

O anúncio da decisão foi acompanhado pela mãe de Reeva Steenkamp, June. Do lado de Pistorius, nenhum familiar compareceu ao tribunal.

O sul-africano, donos de oito medalhas paraolímpicas (seis de ouro) no atletismo, vive atualmente em prisão domiciliar na casa de um tio, em Pretória. O atleta chegou a cumprir pena na cadeia, mas recebeu autorização deixá-la após menos de um ano.

Ainda não foi divulgado se o sul-africano será imediatamente encaminhado à cadeia ou se aguardará em casa a determinação da pena.

Topo