Vídeos

Brasileiro medalhista em Mundial herda vaga olímpica no boxe para a Rio-16

Divulgação/Aiba

Do UOL, em São Paulo

O brasileiro Robson Conceição, medalhista de bronze no Mundial de Doha em outubro, foi confirmado nesta terça-feira como o primeiro boxeador do país classificado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Ele compete na categoria leve (até 60 kg).

A confirmação se deu por que Albert Selimov (Azerbaijão), algoz do brasileiro no Mundial e medalhista de prata, já estava classificado para os Jogos através da Liga Mundial de Boxe, competição organizada pela Associação Internacional de Boxe (Aiba).

No Mundial, apenas os três primeiros asseguravam a classificação olímpica e Robson, apesar do bronze, foi o quarto colocado.

A Olimpíada do Rio será a terceira de Robson, de 27 anos. Nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012 ele foi o 17º colocado.

No ano que vem, mais boxeadores brasileiros buscarão vaga olímpica em diversas competições. Entre 8 e 10 de março acontece em Buenos Aires o Pré-Olímpico das Américas. Em maio, entre os dias 13 e 22 haverá uma qualificatória mundial em Sofia (Bulgária). Também em maio, entre os dias 19 e 27 será realizado em Astana (Cazaquistão) o Mundial Feminino.

A última chance será o Pré-Olímpico da Aiba entre 7 e 19 de junho em Baku (Azerbaijão).

Topo