Vídeos

Tem um Barcelona que ganha todos os jogos há 30 meses. E é base pro Rio-16

Divulgação/Barcelona
Entrerríos é um dos destaques do Barcelona nos últimos anos imagem: Divulgação/Barcelona

Do UOL, em São Paulo

Se parar o Barcelona no futebol já é difícil, segurar a equipe masculina de handebol dos catalães é uma missão quase impossível. E não há exagero. O Barcelona Lassa não perde um jogo da liga local há dois anos e seis meses. A fase absurda vem acompanhada de recordes: o de maior sequência de vitórias e a maior série invicta. São 72 partidas só ganhando.

Não à toa, o Barcelona é a base da seleção espanhola, uma das principais forças mundiais no momento. O time foi campeão mundial em 2013 e quarto lugar neste ano, perdendo na semifinal para a campeã França. Figura entre os favoritos para brigar por medalhas nas Olimpíadas do Rio.

Enquanto isso, o Barcelona sobra na Espanha. Na atual edição da liga local, venceu as 11 partidas que disputou. Também venceu todos os jogos das edições de 2013-14 e 2014-15. A última derrota do time comandado por Xavi Pascual no campeonato aconteceu em 18 de maio de 2013.

As 72 vitórias seguidas fizeram o Barcelona igualar o recorde do BM Granollers, que também ficou 72 partidas sem perder, mas empatou cinco confrontos entre 1969 e 1972. A equipe azul-grená tem ainda o recorde de maior sequência de triunfos. A marca era do Ciudad Real, com 67 vitórias entre 2008-09 e 2010-11.

Segundo os jornais da Espanha, dois fatores principais explicam tamanho domínio do Barcelona: a qualidade de seu elenco e a crise econômica que fragilizou os adversários. O técnico também está há bastante tempo no clube. Xavi Pascual dirigiu a equipe na conquista dos últimos cinco títulos da liga: o Barcelona ganha o campeonato desde a temporada 2010-11.

Esse, inclusive, é mais um recorde que pode ser batido pelo Barcelona. Nenhum time nunca ganhou a liga nacional seis vezes seguidas. O próprio Barcelona chegou perto outras duas vezes, sendo pentacampeão, mas a geração atual parece disposta e pronta para superar muitas marcas do handebol espanhol.

Topo