Vídeos

Por quinta medalha, estrela do basquete briga contra lesões para ir ao Rio

AFP PHOTO / TIMOTHY A. CLARY
Lauren Jackson conquistou medalhas em quatro Olímpiadas. Mas ainda busca um ouro imagem: AFP PHOTO / TIMOTHY A. CLARY

Do UOL, em São Paulo

Lauren Jackson está em busca de sua quinta medalha olímpica no basquete feminino. No entanto, após disputar os Jogos Olímpicos de 2000, 2004, 2008 e 2012, uma das principais jogadoras da história do basquete australiano luta contra as lesões para garantir presença no Rio de Janeiro em 2016.

Até janeiro, no mínimo, Jackson se recupera de uma recorrente lesão de joelho que a afastou das atividades do Canberra Capitals, time que disputa a liga australiana feminina de basquete. Aos 34 anos, a ala-pivô passou por nove cirurgias nos últimos dois anos, mas encara o estaleiro com bom humor.

“Isto (lesões) me manteve fora das quadras por tanto tempo que eu nem me lembro como me sinto como jogadora”, disse Jackson, segundo o jornal The Australian, prometendo decidir em fevereiro se tenta disputar a Olimpíada no Rio ou se anuncia a aposentadoria.

“Preciso ver onde isso vai parar. Preciso me manter otimista e continuar persistindo, fazendo o que posso para ver se dá certo – se não der, sei que fiz meu melhor”, acrescentou.

Lauren Jackson foi campeã mundial em 2006, mas jamais conquistou a medalha de ouro olímpica. Com ela, a Austrália chegou a três finais, mas sempre perdeu: 2000, 2004 e 2008, todas contra os Estados Unidos. Embora admita o desejo pelo topo do pódio, a experiente jogadora reconhece que a participação na Rio-2016 pode não ser uma tarefa tão simples.

“Todas as manhã, quando acordo, a aposentadoria é uma das coisas nas quais tenho que pensar. Em alguns dias, está mais próxima do que em outros. Mas estou comprometida a tentar a recuperação; se não der certo, dei tudo que podia”, afirmou. “No fim das contas, sei que tive uma grande carreira”, completou.

Topo