Vídeos

CBAt suspende maratonista de São Paulo por uso de doping

Do UOL, em São Paulo

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta quarta-feira a suspensão preventiva do maratonista Luis Paulo da Silva Antunes por uso de doping. O exame foi realizado após a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu.

No teste antidoping realizado pelo laboratório credenciado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) foi localizado o anabolizante Stanozolol, uma substância proibida.

O atleta abriu mão do exame da amostra “B” de urina e será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva da CBAt.

Confira a nota da CBAt, na íntegra:

“A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) lamenta informar que o laboratório credenciado pela WADA/IAAF, com sede no Rio de Janeiro, RJ, comunicou a esta entidade, no dia 11 de novembro de 2015, que identificou na amostra de urina "A" do atleta LUIS PAULO DA SILVA ANTUNES (SP), coletada no dia 27 de setembro de 2015, na cidade de Foz do Iguaçu, PR, durante a prova "Maratona Internacional de Foz do Iguaçu - SESC/PR", a presença da substância proibida "Stanozolol e seus Metabólitos 3-Hydroxy-Stanozolol e 16 Betahydroxy-Stanozolol (AAS Exógeno-1A).

Em conformidade com o disposto nas normas da WADA/IAAF, o atleta foi comunicado em 11 de novembro de 2015 do resultado analítico adverso na amostra "A" de sua urina, coletada no evento acima pela CBAt, tendo apresentado suas justificativas no dia 13 de novembro de 2015, as quais não foram aceitas pela CBAt, fato este comunicado ao atleta em 19 de novembro de 2015, tendo o atleta aberto mão do exame da amostra "B" de sua urina. Em função desses fatos, a CBAt emitiu Portaria nesta data suspendendo o atleta provisoriamente a partir de 19 de novembro de 2015, sendo o processo encaminhado para julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBAt, ainda em conformidade com as Regras da IAAF”.
 

Topo