Vídeos

Campeão olímpico e anjo da guarda de Guardiola: esse é o 'Maradona da água'

Reprodução/Twitter
Manel Estiarte ganhou o ouro olímpico no polo aquático em 1996 imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

Seus principais apelidos são “Maradona da água” e “Michael Jordan da água”. Medalhista de ouro em 1996 e campeão mundial em 1998 no polo aquático, Manel Estiarte foi eleito o melhor jogador do mundo durante sete anos seguidos, de 1986 a 1992. É um fenômeno da modalidade. Hoje, ele tem uma função mais discreta, mas igualmente vencedora: é o maior confidente de Pep Guardiola.

Estiarte é amigo de Guardiola desde 1991, quando quis conhecer o então jogador que havia acabado de ser campeão espanhol pelo Barcelona. No ano seguinte, conviveram durante as Olimpíadas e as famílias ficaram próximas. Nascia não só uma amizade duradoura, mas uma parceria.

“Não sei se existem anjos da guarda, mas, se existem, acho que você é um deles”, escreveu Guardiola no livro de Estiarte, “Todos mis hermanos”. O ex-jogador de polo passou a trabalhar oficialmente com o treinador em 2008, quando o Barcelona iniciou uma das fases mais vitoriosas de sua história. Era diretor de relações exteriores do time catalão. Na prática, apoiava Guardiola e circulava no vestiário, identificando eventuais problemas.

“Ele foi o melhor no seu esporte e tem uma intuição especial, sabe se perdemos a mão, se o vestiário está com você, coisas assim. Só é possível saber isso com uma intuição especial para saber ler olhares e gestos. E ele tem isso”, resumiu Guardiola.

Estiarte disputou seis Olimpíadas, levando o ouro em 1996 e a prata em 1992. Foi capitão da seleção espanhola de polo durante 20 anos. Até hoje, é apontado como o melhor do esporte no país e um dos melhores do mundo. “Ele sabe que tem em mim um amigo e uma pessoa em quem pode confiar”, disse Estiarte em entrevista à Cuatro.

Dez anos mais velho que o amigo, o ex-jogador de polo hoje é assistente de Guardiola no Bayern de Munique. Quando o treinador viaja para ver do estádio outras equipes europeias, muitas vezes Estiarte está do seu lado. Ele é auxiliar, conselheiro, amigo e confidente, dentro e fora de campo. Ou, como disse Guardiola, Estiarte é uma espécie de anjo da guarda.

Topo