Isinbayeva pede apoio virtual para estar na Rio-16: 'meu último ano'
Do UOL, em São PauloA saltadora Yelena Isinbayeva iniciou uma campanha em seu Instagram pelos atletas que foram proibidos de disputar competições após suspensão da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). Com a hashtag #isinbaevaRio2016.
“Queridos amigos! Hoje, mais do que nunca, eu e todos os atletas honestos precisamos de seu apoio. Sim, há o problema de doping, mas não só no nosso país, mas em todo o mundo dos esportes. É claro que precisa ser resolvido, mas não de uma maneira tão cruel e injusta, como uma exclusão à nossa Federação de Atletismo da Associação Internacional de Federações de Atletismo. Culpar de forma indiscriminada o uso de drogas ilícitas é desonesto”, escreveu.
“Atletas e seus treinadores que tenham violado as regras e cruzaram a linha proibida, deve e tem de ser responsáveis por si mesmos. Que está limpo e não envolvido neste escândalo, particularmente atletas como eu, ficar proibido de estar em todas as competições internacionais, mas apenas porque temos de ser responsáveis pelo comportamento irresponsável dos nossos parceiros na equipe ... É sério??? Da mesma forma, é pouco provável que vamos sejam autorizados a disputar campeonatos mundiais de inverno, a ser realizada em março de 2016, em Portland. Vocês sabem que 2016 é o final para minha carreira esportiva, e, claro quero terminá-la de forma brilhante, mas até agora não há nenhuma garantia ou garantia de que vai acontecer. Eu divulgo a hashtag #IsinbaevaRIO2016 para apoiar atletas justos e limpos, eles merecem o direito de participar em todas as competições, e, mais importante, para os Jogos Olímpicos no Rio 2016. Não podemos permanecer em silêncio, temos de defender os seus direitos, porque hoje o mundo inteiro sob a ameaça de luz”, completou.
A mensagem foi divulgada por Insinbayeva duas vezes em seu perfil no Instagram. Primeiro, ela postou o texto em russo e logo em seguida repetiu a foto, agora, em inglês.
Em ambas as fotos, Inisbayeva aparece segurando uma foto sua com a hashtag que ela pede para ser divulgadas.
Não é a primeira vez que ela critica a decisão da Iaaf em suspender o atletismo russo. Ela já havia questionado o fato dela “sofrer” a punição pelos erros dos outros.
A Iaaf suspendeu a federação russa na semana passada de todas as competições de atletismo por tempo indeterminado. A definição saiu depois de uma investigação e sugestão da Wada (Agência Mundial Antidoping) por um escândalo de doping na Rússia.