Vídeos

Em carta, Yelena Isinbayeva pede que atletas inocentes não sejam suspensos

EFE/CHRISTOPHE KARABA
Saltadora espera que punição da IAAF atinja apenas atletas culpados em denúncias imagem: EFE/CHRISTOPHE KARABA

Do UOL, em São Paulo

A russa Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica do salto com vaga, divulgou nesta sexta-feira uma carta aberta para se manifestar a respeito da possível punição da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) sobre atletas da modalidade no país.

Os russos podem ser suspensos de competições de atletismo depois de denúncias envolvendo dirigentes do país e a IAAF. Segundo investigações, a entidade máxima do atletismo mundial receberia dinheiro para isentar atletas russos pegos em exames antidoping.

Na nota divulgada pelo Federação Russa de Atletismo, Isinbayeva pede que a punição seja aplicada apenas a atletas que são de fato culpados pelos casos. A saltadora pede para que inocentes não sejam penalizados pelo caso.

Confira a nota:

Queridos amigos,

Vocês são tudo que tenho há muito tempo, e sabem perfeitamente disso.

Ao longo de minha carreira esportiva, eu trabalhei, treinei, ganhei campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos, recordes mundiais. Todas as minhas vitórias foram honestas, limpas e merecidas. Tenho cumprido de forma clara e rigorosa todas as regras antidoping.

Sim, a situação em que a Rússia se encontra é triste. Mas não se pode colocar todos os atletas em uma mesma situação. Não se pode negar o direito de participar de competições internacionais supervisionadas pela IAAF, bem como dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, a atletas inocentes, que não se envolveram em problemas. E acredito que esta seja a decisão correta.

Espero bom senso da cúpula da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Acredito que tomarão as decisões corretas. Os culpados responderão por suas ações, e os inocentes serão capazes de continuar a servir e representar nosso país em todas as arenas esportivas internacionais.

Atenciosamente,

Yelena Isinbayeva.

Topo