Vídeos

Ir à Olimpíada ou virar policial? Esse nadador não quer largar seus sonhos

Reprodução/Twitter
Rafa Muñoz é recordista mundial dos 50 m borboleta desde 2009 imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

Disputar os Jogos Olímpicos do Rio em 2016 ou apostar em uma carreira totalmente diferente como a de um policial. Esse dilema foi facilmente resolvido por Rafa Muñoz. O recordista mundial dos 50 m borboleta está no meio do processo para virar um “homem da lei”, mas nem por isso abandona o sonho de participar da Olimpíada do ano que vem.

Aos 27 anos, Rafa Muñoz tem há seis anos a melhor marca do mundo nos 50 m borboleta (22s43). No entanto, como essa prova não está no calendário olímpico, ele tem se dedicado aos treinamentos dos 100 m borboleta.

Paralelamente a isso, Muñoz estuda para prestar o exame teórico para ingressar na polícia nacional da Espanha. Na primeira etapa, a prática, ele já foi aprovado. A ideia de ter uma nova profissão passou não só pelo desejo de se tornar policial, mas também para ganhar mais dinheiro e se preparar para o futuro longe das piscinas.

“Existem bolsas para os atletas, mas nenhuma delas contempla provas como os 50 m borboleta porque ela não é olímpica. Creio que temos o mesmo direito”, lamentou.

No ano passado, Muñoz chegou a anunciar sua aposentadoria da natação, mas a chegada das Olimpíadas do Rio o animou a tentar o índice para 2016. Nesta temporada, ele conseguiu nadar os 100 m borboleta abaixo dos 53 segundos, o que o anima a obter a marca que o leve para o Rio (o índice olímpico é 52s36).

Além de nadador e aspirante a policial, o espanhol tem outra profissão: é formado em quiropraxia. Mas pelo menos em agosto de 2016 o recordista dos 50 m borboleta espera estar em uma atividade só: a de nadador olímpico.

Topo