Isinbayeva não dá bola para possível suspensão e diz: busca recorde no Rio

Do UOL, em São Paulo
AFP PHOTO / YURI KADOBNOV
Bicampã olímpica, Yelena Isinbayeva é detentora do atual recorde mundial no salto com vara

O escândalo que eclodiu no atletismo russo após a publicação do relatório da comissão independente da Agência Mundial Anti-Doping (Wada) não vai mudar os planos de Yelena Isinbayeva, uma das principais atletas do mundo.

O técnico da saltadora disse que ela vai tentar quebrar o recorde mundial no salto com vara nos Jogos Olímpicos do Rio.

“Estamos prontos para definir o recorde mundial, vejo que ela é capaz disso. E essa situação não afeta de forma alguma a preparação de Isinbayeva”, afirmou Evgeny Trofimov, quando questionado se os escândalos de doping podem interferir na preparação à Rio-16.

A russa é a atual recordista mundial na prova do salto com vara com a marca de 5,06 metros, obtido em 2009, em Zurique, na Suíça. Este foi, aliás, o 16ª recorde mundial batido por ela em provas outdoors.

O treinador de Isinbayeva também pediu que não haja julgamento prévio dos atletas russos, que têm o direito da presunção da inocência até que se prove o contrário. Ele ainda afirmou que há conotação política nas denúncias, que foram feitas inicialmente por um atleta que foi pego em exames antidoping.

Na segunda-feira (9), a comissão independente da Wada publicou os resultados da investigação da Federação Russa de Atletismo (Araf), do laboratório anti-doping em Moscou, da Agência Russa Antidoping (Rusada) e do Ministério do Esporte da Rússia. No relatório de mais de 100 páginas, concluiu que órgãos oficiais do exporte russo estariam incentivando e acobertando a dopagem de atletas olímpicos.

A WADA apresentou um conjunto de denúncias contra dirigente, funcionários e atletas russo e sugeriu a suspensão da Federação Russa de Atletismo, o que poderia privar os atletas locais da oportunidade de participar dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

A comissão independente também sugeriu a desqualificação de cinco atletas russos. Entre eles, estão Mariya Savinova (campeão olímpico dos Jogos de 2012 em Londres em 800m das mulheres) e Ekaterina Ekaterina Poistogova (medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos-2012 nos 800 metros feminino). Além de Anastasiya Bazdyreva, Tatiana Myazina e Christina Ugarov.

No filme, atletas russos aparecem sistematicamente tomaram drogas proibidas na frente de seus treinadores. Os personagens principais do filme são a atleta Yulia Stepanova e seu marido Vitaly. Este último é um ex-funcionário da Agência Anti-Doping da Rússia (Rusada), acusando a Federação Russa de Atletismo (Araf) de envolvimento na propagação da dopagem entre os atletas.