Vídeos

Brasil jogará em Brasília e Salvador no futebol masculino da Rio-2016

RAPHAEL ALVES/AFP
Seleção masculina olímpica estreará em Brasília. Time feminino jogará no Engenhão imagem: RAPHAEL ALVES/AFP

Do UOL, em São Paulo

A Fifa divulgou nesta terça-feira (10) a tabela de jogos do futebol da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016. Anfitriã, a seleção brasileira masculina estará no Grupo A e estreará no torneio no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, em 4 de agosto, às 16h.

O segundo também acontecerá em Brasília, às 22h do dia 7 de agosto, enquanto o terceiro jogo da fase de grupos acontecerá na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 10 de agosto, às 22h.

Caso passe para o mata-mata na liderança da chave, a seleção brasileira disputará as quartas de final na Arena Corinthians, em São Paulo, em 13 de agosto. Depois disso, teria pela frente semifinais (17 de agosto) e final (20 de agosto) no Maracanã, no Rio de Janeiro. A disputa de terceiro lugar será no Mineirão, em Belo Horizonte, na mesma data da decisão.

Se avançar para o mata-mata com o segundo lugar da chave, o Brasil fará as quartas de final na Arena Fonte Nova e, caso vença, a semifinal em São Paulo. A final será no Maracanã neste caso também. 

Já a seleção feminina fará dois confrontos no Engenhão, no Rio de Janeiro:  dias 3 (antes mesmo da cerimônia de abertura dos Jogos), às 16h, e 6 de agosto, às 22h. O terceiro confronto está programado para a Arena Amazônia, em Manaus, no dia 9 de agosto, às 21h.

Caso lidere sua chave, a equipe brasileira fará as quartas de final no Mineirão. Em caso de segundo lugar no Grupo E, a estreia no mata-mata será na Arena Fonte Nova. A data das duas partidas, porém, é a mesma: 12 de agosto.

As semifinais estão marcadas para 16 de agosto. As brasileiras jogariam no Maracanã (em caso de primeiro lugar na primeira fase) ou no Mineirão (em caso de segundo lugar). No dia 19, acontecem a final (Maracanã) e a disputa de terceiro lugar (Arena Corinthians).

Apesar da divulgação do calendário, Brasília corre risco de perder a chance de ser sede das partidas do futebol pelo Comitê Organizador. Segundo o Blog do Daniel Brito, o Governo do Distrito Federal ainda não apresentou o caderno de encargos, nem a matriz de responsabilidade e nem tampouco cravou a data para assinar o contrato com com a organização dos Jogos. Uma definição ocorrerá nas próximas semanas.

Topo