Vídeos

COI suspende ex-presidente da Iaaf e cogita retirada de medalhas de russos

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) levantou a possibilidade de punir atletas russos envolvidos no escândalo de doping. Eles perderão suas medalhas olímpicas caso sejam considerados culpados.

"O COI pediu à Iaaf para iniciar processos disciplinares contra todos os atletas, treinadores e dirigentes que participarem dos Jogos Olímpicos e foram acusados de participar do esquema do doping pela Comissão Independente. Com política de tolerância zero contra o doping, assim que o processo for concluído, o COI vai tomar as medidas necessárias e sanções como a retirada e realocações de medalhas e a exclusão de técnicos e diretores de futuros Jogos Olímpicos", disse.

Além disso, a entidade máxima do esporte olímpico ainda anunciou a suspensão provisória de Lamine Diack, ex-presidente da Iaaf (Federação Internacional de Associações de Atletismo), como membro honorário do COI.

Em relatório apresentado pela Wada (Agência Mundial Antidoping, pela sigla em inglês), um escândalo de doping foi revelado no atletismo russo. A agência recomendou que a Iaaf suspendesse a Rússia de competições.

Uma das afetadas diretamente seria Mariya Savinova. Ela foi medalhista de ouro nas provas dos 800m nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Topo