! #SemanaOlímpica Thiago Pereira é eleito entre os melhores do mundo de 2015 - 03/11/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

#SemanaOlímpica Thiago Pereira é eleito entre os melhores do mundo de 2015

Do UOL, no Rio de Janeiro

Quer saber o que aconteceu de mais relevante no esporte olímpico entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro? 

 

1 - "Mister Pan" é um dos maiores atletas do planeta na temporada

Uma eleição realizada pela Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais incluiu o brasileiro Thiago Pereira entre os dez maiores atletas do planeta na temporada 2015. No ano em que se tornou o maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos, o nadador dividiu com a atiradora norte-americana Kim Rhode o prêmio destinado ao continente americano.

 

 

2 - Fratura estranha, doping na Itália e cirurgias espirituais: histórias de Giba

O ex-jogador de vôlei Gilberto Amauri Godoy Filho, conhecido como Giba, lançou na última semana uma autobiografia. No livro, relatou histórias inusitadas do período em que foi atleta, como o uso de maconha com uma mulher na Itália, as três cirurgias espirituais às quais ele foi submetido e uma fratura no pênis em 2000. Segundo ele, a revelação sobre esse assunto foi uma tentativa de ajudar pessoas que têm vergonha do tema.

 

 

3 - Após pressão, acordo garante realização do hipismo na Rio-2016

A FEI (Federação Equestre Internacional) chegou a ameaçar realizar as provas de hipismo em outro país nos Jogos Olímpicos de 2016, mas um acordo entre o governo brasileiro e a União Europeia impediu isso. A entidade que comanda a modalidade ainda vai fazer uma inspeção no Rio de Janeiro durante a próxima semana, mas o principal entrave político, que era um período de quarentena para os cavalos na entrada e na saída do país, já foi resolvido.

 

 

4 - Elas estão chegando

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, alguns dos principais atletas do planeta começaram a fazer períodos de treinamento no Rio de Janeiro. Na última semana, por exemplo, a cidade recebeu a holandesa Sharon van Rouwendaal, segunda colocada da maratona aquática de 10km no último Mundial de esportes aquáticos, e a lituana Ruta Meilutyte, atual recordista mundial dos 50m e dos 100m peito.

Renato Sette Camara / Prefeitura do Rio de Janeiro
Nadadora lituana Ruta Meilutyte, recordista mundial dos 50m e dos 100m peito, esteve no Parque Olímpico na quinta-feira (29) para conhecer a piscina da Rio-2016. imagem: Renato Sette Camara / Prefeitura do Rio de Janeiro

 

 

5 - Alemão amputado faz marca que valeria medalha olímpica

Markus Rehm conseguiu 8,40m no salto em distância. Com mais dois centímetros, teria obtido uma marca que valeria medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. No entanto, a participação do alemão na Rio-2016 ainda é incerta. Ele é amputado, cravou a distância no Mundial paraolímpico de Doha (Qatar) e atualmente briga na Justiça para provar que suas próteses não representam vantagem competitiva. O caso lembra o de Oscar Pistorius, velocista que teve de encarar os tribunais para competir entre os não-amputados.

 

 

6 - A boa notícia para o Brasil no Mundial de ginástica: vaga histórica na Rio-2016

A equipe masculina do Brasil foi a sétima colocada no Mundial de ginástica artística disputado em Glasgow (Escócia), mas ainda assim teve razões de sobra para comemorar. Afinal, os oito primeiros conjuntos do torneio se classificariam para as Olimpíadas de 2016. A vaga é inédita para os sul-americanos.

 

 

7 - A má notícia para o Brasil no Mundial de ginástica: Zanetti não disputa sequer a final

Campeão mundial e olímpico, o brasileiro Arthur Zanetti não se classificou sequer para a prova final das argolas no Mundial de ginástica artística de Glasgow (Escócia). O atleta decidiu priorizar a disputa por equipes e intensificou treinos de outros aparelhos. Além disso, cometeu mais erros do que nas grandes competições anteriores.

 

 

8 - A boa notícia para os Estados Unidos no Mundial de ginástica: país sobra na disputa feminina

Favorita absoluta antes do início da disputa, a equipe feminina dos Estados Unidos saiu do Mundial de ginástica artística de Glasgow (Escócia) com mais um título e status renovado para a Rio-2016. Foi o terceiro título mundial consecutivo do país – o quinto nos últimos sete anos.

 

 

9 - Brasília perde prazo e corre risco de ser excluída da Rio-2016

A menos de 300 dias do início dos Jogos Olímpicos, o governo do Distrito Federal ainda não apresentou o caderno de encargos ou a matriz de responsabilidade para ser uma das sedes do torneio de futebol. A capital federal também não estipulou data para assinar contrato com o comitê organizador, e tudo isso colocou em xeque a participação do estádio Mané Garrincha no evento esportivo.

 

 

10 - Federação de vela confirma percursos da Rio-2016 e defende Baía de Guanabara

A Baía de Guanabara, um dos temas mais polêmicos na preparação do Brasil para as Olimpíadas 2016, voltou a ser assunto na última semana. A Isaf (federação internacional de vela, na sigla em inglês) confirmou na quinta-feira (29) que vai usar quatro raias do local durante os Jogos. Além disso, publicou um relatório sobre o evento-teste da vela, realizado em agosto. Segundo o documento, 8,89% dos atletas passaram mal – número que a entidade considera inferior à média de suas competições – e a culpa disso não foi da qualidade da água.

 

 

11 - #DeuNoUOL Brasileira sonha com a mãe, que está presa, na arquibancada da Rio-2016

Disputar os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro não é o único sonho da brasileira Sassá. Cortada do Mundial de 2014 por causa de uma lesão no joelho, a jogadora de basquete também pensa em um lugar especial nas arquibancadas para a mãe, que está presa desde que ela tinha 15 anos e jamais viu um jogo da filha.

 

Topo