Vídeos

Reserva nas eliminatórias, Diego Hypolito será titular na final do Mundial

Ricardo Bufolin/CBG
Diego faz série nas barras paralelas durante treino de pódio do Brasil no Mundial imagem: Ricardo Bufolin/CBG

Paula Almeida*

Do UOL, em Glasgow (ESC)

A equipe masculina terá uma mudança na final do Mundial de ginástica artística de Glasgow em relação ao grupo que se classificou nas eliminatórias e garantiu uma vaga direta nos Jogos do Rio-2016. Diego Hypolito entrará no lugar de Péricles Silva, formando o time ao lado de Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barreto e Lucas Bittencourt.

O UOL Esporte apurou que Péricles está com um problema físico e não terá condições de disputar a decisão na próxima quarta-feira. Horas depois, a CBG confirmou a informação, explicando que o ginasta sentiu dores no joelho esquerdo ao terminar a série de barra fixa nas eliminatórias. O caso não é grave, tanto que ele chegou a treinar levemente com o time nesta tarde nos ginásios adjacentes à Hydro arena e carregou a bandeira do país na cerimônia que antecedeu a final feminina. A ausência de Péricles se dará por precaução da comissão técnica, já que o principal objetivo do Brasil em Glasgow, que era se classificar para a Olimpíada, foi alcançado.

A entrada entre os titulares após ser convocado como reserva não será uma novidade para Diego Hypolito. No Mundial de 2014, em Nanning, o bicampeão mundial de solo também não participaria das provas, mas teve que entrar porque Caio Souza se machucou no treino de pódio.

"Fico muito honrado em poder ajudar a equipe. Este é meu décimo Mundial. Vamos tentar aproveitar essa final e fazer o melhor, já que nosso objetivo principal foi cumprido. Não vou negar que estou um pouco nervoso de entrar na final, porque se torna uma expectativa grande, mas vou tentar entrar o mais feliz possível e fazer um bom trabalho", disse o ginasta, em comunicado distribuído pela CBG. 

A ausência de Diego no time titular em Glasgow foi uma estratégia da comissão técnica em prol da classificação da equipe. Apesar de ter as maiores notas de solo e salto da seleção, o ginasta tem séries mais fracas no cavalo com alças e nas barras fixa e paralelas. Por isso, os treinadores optaram por Péricles, que consegue notas mais regulares nesses aparelhos. Na equipe brasileira, Nory, Caio, Francisco e Lucas fazem os seis aparelhos, enquanto Zanetti participa nas argolas, salto e solo.

*Atualizada às 19h13

Topo