Medalhista de ouro no Pan sofre grave acidente de bicicleta

Do UOL, em São Paulo
Eric Bolte/USA Today
Hugo Barrette sofreu diversos traumas no rosto e pelo corpo no acidente

O canadense Hugo Barrette, que representou seu país nas modalidades de ciclismo nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, sofreu um acidente nesta terça-feira (27) enquanto praticava para o Mundial de Ciclismo, que acontecerá entre sexta (30) e domingo (01), no velódromo Alcides Nieto Patiño, em Cali, na Colômbia.

De acordo com um porta-voz oficial da competição, o atleta de 24 anos caiu da bicicleta e acabou atingindo uma das proteções da pista, que acabou se rompendo. Após a queda, Barrette se sentiu mal e precisou ser atendido por um grupo de paramédicos, que o encaminharam para uma clínica local. Fontes médicas afirmaram que o atleta sofreu lesões no rosto, mas que não teve nenhum problema em órgãos vitais.

“É prematuro dizer neste momento como Barrette está, mas posso contar sobre como ele saiu do acidente. Ele teve um trauma muito forte no crânio, um corte no lábio inferior e traumas por todo o corpo. Ainda não sabemos porque a bicicleta saiu da pista, pois ele estava sozinho no trecho na hora em que caiu e não estava em alta velocidade”, declarou o médico do torneio, César Augusto Arias.

Barrette é um especialista em provas de tempo de pista. Em agosto do ano passado, o atleta cravou o novo recorde canadense da modalidade nas prova de 200m e 1km. Já nos Jogos Pan-Americanos, o canadense conquistou três medalhas, sendo duas de ouro e uma de bronze.