! Quando o atleta fala do esporte. Veja o momento marcante para cada ídolo - 23/10/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Quando o atleta fala do esporte. Veja o momento marcante para cada ídolo

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

Um atleta multicampeão fala pouco de esporte. É sob essa curiosa máxima que trabalha o projeto Esporte (ponto final), que se propõe a entrevistar grandes campeões de um jeito diferente do tradicional, indo mais a fundo do que acontece em campo, nas quadras, nas pistas ou nas águas, mas sempre em ação. 

“Com a evolução de todos os meios de comunicação, se fala sobre esporte de várias formas. A gente fala de esporte como, negócio, sobre como está sendo administrado. E por incrível que pareça, se fala pouco sobre o esporte em si. É um viés que não é comum. E aí muitos desses caras falam com paixão e conversam”, diz Giuliano Zanelato, idealizador e realizador do projeto, que já entrevistou cerca de 30 ícones do esporte nacional.

A conversa divaga, mas tem questões principais: “Qual é o maior momento que você viveu no esporte?” e “Qual é o melhor momento do esporte que você viveu?”. No vídeo acima, por exemplo, esportistas do naipe de Torben Grael, Jackie Silva, Cafu, Oscar Schmidt e outros falam justamente sobre quando ficaram marcados como torcedores.

“Não é só uma eleição de momentos. Passa por um momento super ilustre, como o Emerson Fittipaldi falando do primeiro título dele e contando detalhes daquilo. A gente conversa sobre isso com profundidade, é uma conversa que os caras não têm todo dia”, explica Zanelato.

Hoje, o projeto tem páginas em diferentes redes sociais e fornece conteúdo para diferentes veículos de comunicação. No futuro, diz Zanelato, deve virar também um documentário. A reunião de todo o material, porém, não significa a “conclusão” do projeto, diz seu idealizador, que quer manter o caráter de “multiplataforma” da ideia.  O Esporte (ponto final) é incentivado pela Lei Rouanet e lança vídeos semanais, sempre com um personagem por semana, em seus canais oficiais nas redes sociais (Youtube/esportepontofinal, Facebook/esportepontofinal e Twitter/esportepfinal).

Topo