Vídeos

Tem um Muhammad Ali lutando (e vencendo) no Mundial de Boxe em Doha

Tom Shaw/Getty Images
Muhammad Ali posa para foto promocional; nome famoso já incomodou o pugilista imagem: Tom Shaw/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

Não, você não leu errado. Batizado em homenagem ao boxeador mais famosos de todos os tempos, Muhammad Ali é inglês, tem 19 anos de idade e um futuro promissor. Dono de uma carreira respeitável entre os juniores, ele estreou nesta sexta no Mundial de boxe amador em Doha, no Qatar, com vitória sobre o italiano Vincenzo Picardi, pela segunda rodada da competição, na categoria até 52 kg. 

“No começo, me chamar Muhammad Ali trouxe muita pressão, mas agora eu estou ganhando títulos e estou provando que posso ser metade do que ele foi”, disse Muhammad Ali à BBC antes do Mundial.

A segurança tem a ver com os resultados do garoto, apontado como uma das promessas do boxe britânico para os próximos anos. Como júnior, soma um bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, uma prata no Mundial de boxe da categoria e um ouro no Europeu. Em sua terceira luta na categoria adulto ele já tornou-se campeão britânico e ganhou o direito de brigar por uma vaga no Mundial.

No torneio mais importante do boxe amador na temporada, no entanto, seus resultados chamam menos atenção que seu nome. Antes de se profissionalizar, ainda com o nome de batismo Cassius Clay, o famoso Muhammad Ali venceu o ouro olímpico em 1960, em Roma.

O norte-americano, no entanto, não é o maior ídolo do Muhammad Ali britânico, que começou a lutar boxe influenciado pelo conterrâneo Amir Khan. Prata em 2004, nos Jogos de Atenas, ele treinava na mesma academia que Ali, que o tem até hoje como ídolo.

“Eu lembro de vê-lo nas Olimpíadas de 2004. Ele me deu muitos conselhos e sempre me apoiou muito. Ele disse para eu me esforçar e que seria um árduo caminho, mas que se eu treinasse forte eu chegaria lá”, disse Ali, relembrando as palavras de Khan.

Por enquanto, ao menos no Mundial amador, o sonho de chegar até o fim desse caminho está vivo. Com a vitória sobre Picardi, o inglês passa às quartas e está a uma vitória de uma medalha. Além disso, se chegar à final ele já garante vaga nos Jogos Olímpicos de 2016.

Robson é o único brasileiro vivo no Mundial
Robson Conceição, na categoria até 60 kg, é o único brasileiro que ainda disputa o Mundial em Doha. Cabeça de chave da sua categoria, ele estreou no torneio nesta sexta-feira com vitória sobre o russo Adlan Abdurashidov, garantiu lugar nas quartas e está a uma vitória de chegar a uma medalha – em 2013, na última edição do Mundial, ele foi prata.

Os demais brasileiros na disputa já foram eliminados. Robenílson de Jesus, na categoria até 56 kg, perdeu para o irlandês Michael Conlan, atual bronze olímpico. Juan Nogueira, de até 91 kg, perdeu do cazaque Vassily Levit, enquanto Rafael Lima caiu para Ivan Dychko, também do Cazaquistão e medalhista em Londres em 2012. 

Topo