Confissão de Giba não mexe com rival prejudicado: 'ganharam na regra'

Fábio Aleixo
Do UOL, em São Paulo
AFP PHOTO / KIRILL KUDRYAVTSEV
Nikolov comemora ponto durante partida da Olimpíada de 2012

O ex-jogador de vôlei Giba trouxe à tona nesta semana um fato de que todos suspeitavam: em 2010, no Mundial, o Brasil entregou um jogo para a Bulgária para ter um caminho mais fácil até o título daquele ano. A revelação foi feita em sabatina realizada pelo jornal Folha de S.Paulo. "Vamos parar de demagogia se entregou ou não. Todo mundo viu. Mas briguem com o regulamento, não briguem com a gente", disse.

Envolvido naquela partida e um dos maiores críticos do que aconteceu em quadra, o capitão da Bulgária Vladimir Nikolov não quis polemizar sobre a declaração do brasileiro. Procurado pela reportagem do UOL Esporte, se limitou a dizer por e-mail.

"O que eu posso dizer é que o Brasil ganhou o campeonato e as regras não foram feridas."

A declaração de Nikolov é muito mais amena da que deu naquele 2 de outubro de 2010, quando o Brasil perdeu por 3 a 0 para ir a uma chave mais tranquila ao lado de República Tcehca e Alemanha.

"Dos cinco últimos jogos que eu joguei contra o Brasil, perdemos todos. E eles perderam este para fugir de Cuba. Foi de propósito. Eu queria dizer que estou muito contente com a vitória", afirmou à época.

Hoje com 37 anos, Nikolov defende o Asul Lyon (FRA) e segue rpresnetando a seleção búlgara. Se conseguir a classificação para a Olimpíada, poderá ter um novo encontro com o Brasil e Bernardinho no Rio de Janeiro.

"Tentaremos, mas será muito difícil para nós conseguirmos a classificação, mas sigo ainda jogando com este sonho de estar no Rio", afirmou Nikolov ao UOL.