Colunista francês insinua doping de Gasol e faz ligação com ciclismo
O desempenho do espanhol Pau Gasol no Eurobasket 2015, torneio continental do qual saiu como campeão, maior pontuador e MVP, levantou suspeitas na imprensa do país que sediou a competição, a França. Colunista do jornal Le Monde, Clément Guillou sugere que o ala-pivô de 35 anos se dopa e faz ligação com ciclismo em artigo com título irônico: “O segredo de juventude de Pau Gasol”.
Publicado no último domingo (20 de setembro), o texto só ganhou repercussão nas redes sociais após a conta oficial no Facebook do treinador da seleção francesa, Vincent Collet, afirmar que “os espanhóis se dopam como porcos”. Collet alega ter sido hackeado e nega ser o autor da postagem.
Sem apresentar provas, Guillou destaca “ressurgimento” do jogador do Chicago Bulls e o credita à aproximação com o fisiologista Nicolas Terrados, ex-chefe médico da equipe de ciclismo ONCE, condenado a pagar multa pelo “caso Festina”, de 1998, depois de terem sido encontradas ampolas de corticoides, anabolizantes, estimulantes e cafeína em seu quarto. Terrados foi declarado inocente após apelar da decisão judicial.
O colunista ainda traz declaração do suíço Alex Zülle, ex-líder da ONCE, que afirma ter se dopado enquanto competia pela equipe, por indicação do fisiologista. Além disso, avalia que os controles de doping no basquete europeu são insuficientes.
Gasol submeteu exames de sangue à análise de Terrados, que lhe indicou tratamento e dieta para melhora do desempenho esportivo. A despeito de qualquer acusação, deu certo: o espanhol foi cestinha das partidas de oitavas de final (contra Polônia, com 30 pontos), das quartas (contra Grécia, com 27), da semi (contra França, com 40) e da final (contra Lituânia, com 25).
Presidente do Conselho Superior de Esportes da Espanha, Miguel Cardenal reagiu às insinuações. “As informações me parecem detestáveis”, disse, em entrevista ao jornal local Mundo Deportivo.
Pau Gasol rebate insinuações em rede social
O ala-pivô espanhol reagiu à publicação do Le Monde, mas de maneira sutil. Nas redes sociais, postou foto com seu preparador físico Joaquín Juan, a quem atribui parte do mérito por um "grande campeonato". Na legenda da foto, festeja: "Um grande verão e campeonato com o grande Joaquín Juan. Muito agradecido por seu trabalho e dedicação. O uso da R200 3f nos caiu muito bem".
R200 3f é uma máquina utilizada por esportistas para acelerar o processo de recuperação após desgaste. A técnica, conhecida por hipertermia profunda, se baseia na emissão de correntes eletromagnéticas.