Vídeos

Em 2010, Giba negou "marmelada" e líbero foi criticado por falar verdade

Do UOL, em São Paulo

Cinco anos depois da derrota brasileira para Bulgária no Mundial de Vôlei de 2010, Giba admitiu que a seleção entregou o jogo para ter o caminho facilitado até o título. "Vamos parar de demagogia se entregou ou não. Todo mundo viu. Mas briguem com o regulamento, não briguem com a gente", disse durante sabatina realizada pelo jornal Folha de S.Paulo.

O discurso do ex-capitão do time nacional agora em 2015 é totalmente diferente do de 2010, quando negou qualquer espécie de armação e até quis comprar briga com os que criticaram a postura da seleção. Ele repreendeu até o líbero Mario Junior.

Na ocasião, o revés colocou o Brasil em um caminho mais fácil até a decisão.

Confira abaixo o que disseram os envolvidos na derrota do Brasil por 3 a 0, que teve vaias da torcida italiana.

Giba, capitão da seleção

“Vamos honrar o esporte” - Antes do duelo com a Bulgária.

"É uma mancha negra na minha carreira. Sei que todo mundo aqui também não está contente com o que aconteceu. Não sei porque todos estão pegando a gente como Jesus na cruz, nos crucificando.." - Após ao jogo, em entrevista ao SporTV, sem explicar o que seria esta mancha.

"Entregar jogo? Desconheço. Nós apenas poupamos o Bruninho, que estava sozinho na posição. Se fosse para fazer marmelada, como disseram por aí, o Bruno não ficava nem entre os relacionados. Chegamos no ginásio, vimos que a Bulgária estava sem o levantador e sem o líbero titular. Por que então vamos nos sacrificar?" - Em entrevista coletiva após o desembarque no Brasil.

"Não sei porque está todo mundo falando de derrota para a Bulgária quando a gente foi tricampeão mundial. Não consigo entender isso. Por que ninguém fala da derrota por 3 a 2 para Cuba, que foi o melhor jogo do Mundial? Infeliz quem colocou uma matéria dessas" - Em entrevista coletiva após o desembarque no Brasil.

Mário Júnior, líbero da seleção

"O momento mais difícil foi entregar o jogo contra a Bulgária. No começo, eu não consegui. Não sabia como fazer, nunca tinha feito isso na minha vida antes. A gente tinha esse objetivo mesmo e foi superado. Antes de dormir, à noite, esquecemos e superamos. Jogamos de acordo com as regras do campeonato. No fim, deu Brasil por merecimento" - Em entrevista ao SporTV logo depois da conquista do título.

"Sim, eu errei exaltando a palavra 'entregar'. Como o Giba disse, ninguém quis entregar. Foi uma colocação infeliz minha. Errei e vim assumir o meu erro" - Em entrevista coletiva após o desembarque no Brasil.

Bernardinho, técnico da seleção

"Nós só temos um levantador para jogar, como é que faz? Vou arriscar hoje para jogar depois de amanhã uma partida decisiva? É horrível. Eu estou me sentindo mal? É claro. Mas eu tinha que fazer. Não posso arriscar. Agora, como é que eles vieram para jogar? Vão dar uma de moralista para cima de mim? A torcida tem todo o direito, nós não jogamos o nosso melhor vôlei. Agora, tem que ver todas as coisas que estão acontecendo no campeonato"- Em entrevista após o jogo.

"Comédia? Eu vejo isto como uma tragédia. O que você diz que é uma comédia? O fato de uma bola ter ido mais alta, um ataque para fora?", disse o treinador, para em seguida completar: "eu não pedi para os meus jogadores perderem ou errarem bolas fáceis, mas infelizmente isto aconteceu" - Em entrevista após o jogo.

Rodrigão, central da seleção

"A gente olhou para a arquibancada, viu os dois (jogadores búlgaros poupados) na tribuna e viu que ia ter sacanagem. Nós decidimos poupar mesmo. Ficou ridículo, mas não foi a gente que fez o regulamento" - Em entrevista após o jogo.

"Ficando em segundo tudo é mais fácil. Se esta é a maneira mais fácil para a gente ser campeão, a gente vai fazer...Se eles dissessem para gente que quem vencesse o jogo ficava com as vantagens do segundo lugar, seria diferente" - Em entrevista após o jogo.

"Não foi só o pessoal da imprensa, muita gente me criticou no Twitter. O que me deixa chateado é que tem várias pessoas que nunca jogaram vôlei na vida e dão essas opiniões. Não sabem o quanto a gente ralou para chegar aqui. Foi uma estratégia, se o regulamento nos permite, vamos fazer isso" - Em entrevista alguns dias depois do jogo, ainda na Itália.

Vladimir Nikolov, capitão da Bulgária

"Eu queria dizer que estou muito contente com a vitória e dizer que não entendi o motivo do Brasil ter fugido da pequena Cuba"- Em entrevista após o jogo.

"Dos cinco últimos jogos que eu joguei contra o Brasil, perdemos todos. E eles perderam este para fugir de Cuba. Foi de propósito" - Em entrevista após o jogo.

 

Topo