Vídeos

CBV confirma duplas na praia para 2016, e campeões olímpicos serão reservas

Divulgação/CBV

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) confirmou nesta quarta-feira as duplas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016 e deixou Ricardo e Emanuel, campeões olímpicos de 2004, na reserva.

Entre os homens, os representantes serão Alison/Bruno Schmidt - classificados pelo ranking mundial - e Evandro/Pedro Solberg, escolhidos pela comissão técnica. A informação havia sido antecipada pelo UOL Esporte na segunda-feira.

"Estar em 2016 era um dos nossos objetivos. Não fomos indicados, ficamos tristes, claro, porque era uma meta da nossa equipe, mas temos que apoiar e desejar sucesso à dupla que se classificou e ao time que foi escolhido. Temos uma temporada nacional pela frente e vamos lutar pelo sexto título do nosso time", disse Ricardo.

"Tentamos a vaga, lutamos em quadra mas, infelizmente, não fomos os escolhidos. É do esporte. O vôlei de praia é uma das modalidades preferidas do público brasileiro e sempre traz medalhas. Que as duplas consigam manter esse histórico de bons resultados e conquistas para o nosso país. Desejo sorte e, com certeza, não vai faltar torcida ", completou Emanuel.

No naipe feminino, o Brasil terá em quadra Larissa/Talita - melhores do ranking mundial em 2015 - e Ágatha/Bárbara. na reserva, estarão Juliana e Maria Elisa.

"A CBV decidiu antecipar o anúncio das equipes, que estava anteriormente programado para acontecer em janeiro, devido a algumas razões: não teremos nenhum evento internacional com participação das equipes brasileiras até o fim do ano, vamos propiciar uma antecipação de preparação e planejamento, vamos dar igualdade de condições e de preparação entre as equipes que vão aos Jogos Olímpicos. Já estamos nos preparando para receber as equipes, e eu gostaria de reiterar que a decisão foi única e exclusivamente da CBV. Foi uma decisão tomada internamente pela nossa unidade de vôlei de praia", explicou Fulvio Danilas, diretor de vôlei de praia da CBV.

Campeãs mundiais neste ano na Holanda, Ágatha e Bárbara demonstraram alívio com a confirmação da vaga na Olimpíada.

"A gente já estava se sentindo com a vaga, mas hoje é especial porque virou oficial. A gente tem certeza que vai estar representando o país no ano que vem, e isso muda muito. É o planejamento de toda a nossa equipe em relação ao que a gente vai fazer", disse Ágatha.

"Acho que é um alívio muito grande de a gente ter concluído o objetivo, que era a vaga. Não foi uma surpresa para a gente, até pelo ano que a gente apresentou e pela campanha que a gente vem fazendo, mas a gente está muito motivada por essa confirmação", completou Bárbara.

 

Topo