Vídeos

Brasil ganha medalha do Pan quase dois meses depois do fim da competição

AFP PHOTO Eva HAMBACH
Adriana Aparecida da Silva na linha de chegada da maratona no Pan imagem: AFP PHOTO Eva HAMBACH

Do UOL, em São Paulo

Quase dois meses após o término dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), o Brasil ganhou mais um ouro na competição, totalizando 42. A maratonista Adriana Aparecida da Silva herdou a medalha que havia sido ganha pela peruana Gladys Tejeda em prova disputada no dia 18 de julho.

Tejeda foi flagrada em exame antidoping com a substância furosemida e teve a sua medalha cassada pela Odepa (Organziação Desportiva Pan-Americana). Ela havia vencido a prova com o tempo de 2h33s03, contra 2h35min40 da brasileira. O tempo de Adriana também passa a valer como novo recorde do Pan.

Ao herdar a medalha de ouro, Adriana se torna bicampeã do Pan. Ela já havia triunfado em Guadalajara (MEX-2011). A atleta de 24 anos também já tem índice para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

"Acho que a ficha ainda não caiu direito. É um título muito importante para mim. Eu lamento muito o que aconteceu com a Gladys, pois as peruanas passaram a ser referência para mim, pelos resultados que estavam fazendo nos últimos anos. Ao mesmo tempo, não posso deixar de ficar feliz com o meu título, pois sempre lutei muito por isso", disse Adriana.

A maratonista está se recuperando de lesões que sofreu nos dois tornozelos durante treinamento e, após ficar um mês imobilizada, está retomando os treinos aos poucos, já pensando nos Jogos Olímpicos de 2016. 

Ainda não foi informado pela Odepa nem pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) quando a atleta receberá a medalha.

Com esta nova medalha, o Brasil fechou sua participação no Pan com 42 ouros, 39 pratas e 70 bronzes, totalizando 141 medalhas.    

Já o atletismo, fica com duas medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze.

Topo