Vídeos

Rivais do Brasil decepcionam no Japão e ficam sem vaga olímpica no vôlei

Divulgação/FIVB
Americanas terminaram a Copa do Mundo na terceira colocação imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

Principais rivais da seleção brasileira feminina de vôlei, Estados Unidos e Rússia perderam a oportunidade de já garantirem a vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. As duas equipes não confirmaram o favoritismo na Copa do Mundo do Japão e terão de disputar os qualificatórios continentais, que ocorrem no próximo ano.

As duas vagas diretas para a Olimpíada ficaram com a China - campeã do torneio após vencer o Japão por 3 sets a 1 (25-17, 22-25,25-21 e 25-22) na manhã deste domingo - e com a Sérvia, que acabou na segunda colocação.

As chinesas finalizaram o torneio com dez vitórias e uma derrota e ficaram à frente das sérvias por terem feito quatro pontos a mais (30 a 26).

Os Estados Unidos, atuais campeões mundiais, dos Jogos Pan-Americanos e do Grand Prix, terminaram na terceira colocação. A equipe teve nove vitórias e duas derrotas e totalizou 28 pontos.

As americanas são apontadas pelo técnico da seleção brasileira José Roberto Guimarães como as principais favoritas ao ouro em 2016. Porém, para garantir a vaga, precisarão ficar com o título do campeonato da Norceca (campeonato da América do Norte ou Caribe). Se não conseguirem, ainda terão de jogar um pré-olímpico mundial em 2016.

A Rússia acabou a Copa do Mundo na quarta colocação, com 11 vitórias e duas derrotas (27 pontos) e agora terão de buscar a vaga no Campeonato Europeu, entre 4 e 9 de janeiro de 2016. Caso as russas não fiquem com a taça, também terão de disputar a repescagem mundial.

Além de China e Sérvia, o Brasil é o outro país já garantido no torneio feminino de vôlei da Rio-2016

 

Topo