Vídeos

A um ano da Olimpíada, Cielo admite fazer mudanças bruscas na preparação

Fábio Aleixo/UOL
Nadador brasileiro busca recuperação em meio a temporada de maus resultados imagem: Fábio Aleixo/UOL

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

A pouco menos de um ano da Olimpíada do Rio de Janeiro, Cesar Cielo não descarta fazer mudanças em sua preparação visando a uma medalha em 2016. O nadador teve um 2015 abaixo do esperado.

Nas cinco competições que disputou, foi mal. Baixou dos 22s nos 50m livre apenas uma vez em quatro torneios e nadou apenas duas vezes os 100m livre. Além disso, deixou o Mundial de Kazan (Rússia) sem medalha e uma lesão no ombro esquerdo.

"Não é porque está a um ano da Olimpíada que tem de ter receio de fazer mudança. Não tenho receio de fazer mudanças bruscas na minha carreira. O importante é o resultado vir. E o que estiver nas minhas mãos para isso, farei", afirmou o nadador durante evento de assinatura de um novo contrato de patrocínio.

Cielo não especificou quais são as mudanças que tem em vista, mas descartou fazer uma nova troca de técnico. Desde o início deste ano, ele trabalha com Arilson Silva. É o seu quarto treinador diferente desde 2012. O nadador conta também com uma equipe multidisciplinar.

"Tem sido uma grande parceria com o Ari. Fiquei contente com a temporada de treinos. Acredito que estava mais rápido do que estive durante toda a minha vida. Deve continuar deste jeito. Mas este foi um ano atípico que vou precisar rever algumas coisas, aparar arestas e tomar cuidado com a parte física. Mas a moldura do que quero fazer está pronta", afirmou o nadador.

Nas próximas semanas, ele terá uma reunião com a cúpula da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para fazer uma avaliação de 2015 e traçar seu planejamento até os Jogos Olímpicos.

No momento, Cielo segue se recuperando da lesão que o tirou do Mundial de Kazan. Sua próxima competição será o Open de Palhoça (SC), em dezembro. Será a primeiro torneio válido para a obtenção de índice olímpico.

"É uma lesão que não atrapalha o meu dia a dia, mas tem impacto na alta performance. Nos treinos o foco tem sido muito maior na quantidade de tempo do que na intensidade. Mas tem tempo para ficar bem, continuo muito tranquilo", afirmou.

O nadador disse também que fará tudo o que estiver ao seu alcance para seguir melhorando para atingir o nível do francês Florent Manaudou, campeão mundial dos 50m livre, e homem a ser batido na atualidade.

"Não fazer nada para afetar a performance dele. Vou tentar fazer minha parte e baixar o meu tempo", afirmou.

Topo