Vídeos

Tóquio descarta logos para Jogos Olímpicos de 2020 após denúncias de plágio

Divulgação
Marca dos Jogos Olímpicos (à esquerda) foram plagiados do Teatro de Liége, na Bélgica imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

Os logotipos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, em Tóquio (Japão), serão redesenhados após sofrerem denúncias de plágio. A informação foi anunciada nesta terça-feira pelos próprios organizadores da competição.

Divulgadas em 24 de julho, as imagens levantaram suspeitas – o logo dos Jogos Olímpicos teriam sido plagiados do logo do Teatro de Liége, na Bélgica. Comparadas, as semelhanças receberam críticas nas redes sociais.

Kenjiro Sano, o designer responsável pelas imagens japonesas, foi questionado sobre o assunto. Apesar de inicialmente negar o fato aos organizadores, Sano admitiu copiar material online. Seus desenhos foram então descartados.

“Chegamos à conclusão de que seria apropriado para nós abandonar o logo e desenvolver um novo emblema”, afirmou Toshio Muto, diretor geral do comitê organizador da Olimpíada de 2020 (TOCOG), em entrevista coletiva.

A organização de Tóquio-2020 irá se reunir nesta quarta-feira para discutir novos logotipos das competições. Ainda não há datas para definir os desenhos.

Topo