Tóquio descarta logos para Jogos Olímpicos de 2020 após denúncias de plágio

Do UOL, em São Paulo
Divulgação
Marca dos Jogos Olímpicos (à esquerda) foram plagiados do Teatro de Liége, na Bélgica

Os logotipos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, em Tóquio (Japão), serão redesenhados após sofrerem denúncias de plágio. A informação foi anunciada nesta terça-feira pelos próprios organizadores da competição.

Divulgadas em 24 de julho, as imagens levantaram suspeitas – o logo dos Jogos Olímpicos teriam sido plagiados do logo do Teatro de Liége, na Bélgica. Comparadas, as semelhanças receberam críticas nas redes sociais.

Kenjiro Sano, o designer responsável pelas imagens japonesas, foi questionado sobre o assunto. Apesar de inicialmente negar o fato aos organizadores, Sano admitiu copiar material online. Seus desenhos foram então descartados.

“Chegamos à conclusão de que seria apropriado para nós abandonar o logo e desenvolver um novo emblema”, afirmou Toshio Muto, diretor geral do comitê organizador da Olimpíada de 2020 (TOCOG), em entrevista coletiva.

A organização de Tóquio-2020 irá se reunir nesta quarta-feira para discutir novos logotipos das competições. Ainda não há datas para definir os desenhos.