Vídeos

Brasileiros caem, e país fecha Mundial de judô com pior campanha em 6 anos

Divulgação/IJF
Luciano Correa venceu na estreia, mas caiu no para o britânico Benjamin Fletcher imagem: Divulgação/IJF

Do UOL, no Rio de Janeiro

Com quatro decepções neste sábado, o Brasil está fora das disputas individuais por medalhas no Mundial de judô. No Cazaquistão, Luciano Correa (até 100kg) e David Moura (+100kg) foram eliminados na segunda rodada e ficaram longe de uma disputa por medalha. No feminino, Rochele Nunes e Maria Suelen Altheman (ambas acima de 78 kg) acabaram derrotadas logo na primeira luta.

As quedas dos quatro brasileiros em Astana determinaram o pior desempenho do país na modalidade em seis anos no Mundial. Na edição de Roterdã-2009, o país voltou para casa sem nenhuma medalha.

Neste ano, apenas Érika Miranda (até 52 kg) e Victor Penalber (até 81 kg) subiram ao pódio no Cazaquistão. Foram duas medalhas de bronze para o Brasil na competição.

Como possibilidade de melhorar esse desempenho, o Brasil terá chance na disputa por equipes. A competição não faz parte do programa olímpico.

Nomes de peso, como a atual campeã olímpica Sarah Menezes (até 48 lg) ou as campeãs mundiais Rafaela Silva (até 57 kg) e Mayra Aguiar (até 78 kg) decepcionaram e saíram do Cazaquistão sem pódio.

Homens vencem uma luta. Mulheres caem, com direito a lesão

Campeão mundial no Rio em 2007, Luciano Correateve problemas neste sábado. Depois da vitória por um shido para o húngaro Miklos Cirjenics, ele perdeu para o britânico Benjamin Fletcher na sequência.

O peso pesado David Moura repetiu trajetória do companheiro. Passou por Vladomirs Osnachs, da Letônia, na estreia. Em seguida, porém, foi eliminado pelo japonês Ryu Shichinore.

No feminino, Rochele Nunes e Maria Suelen Altheman perderam logo de cara para a chinesa Sisi Ma e a sul-coreana Mijeong Kim, respectivamente.

Maria Suelen precisou abandonar a luta por sofrer uma lesão no joelho.

Topo