Vídeos

Bolt lidera time da Jamaica nos 4x100m e fecha Mundial com mais um ouro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Nesta Carter, Asafa Powell e Nickel Ashmeade foram apenas coadjuvantes de luxo para mais um show de Usain Bolt no Ninho do Pássaro, sede do Mundial de Atletismo. Neste sábado, no revezamento 4x100m, o time jamaicano foi liderado pelo astro para garantir a medalha de ouro na prova. Bolt fecha o Mundial como começou: em alta.

O 'Raio' iluminou a capital chinesa mais uma vez neste sábado. Bolt voltou a ser o centro das atenções em Pequim, com sorrisos e danças, e não decepcionou. Assim como nos 100m e nos 200m, o jamaicano cruzou a linha final na primeira colocação e com direito a novo show. Mesmo com o ouro conquistado em equipe, Bolt foi protagonista com o ato final do revezamento jamaicano.

Com 37s36, a Jamaica se consagrou tetracampeã da prova. O Estados Unidos ficaram na segunda colocação, mas um erro na última passagem do bastão determinou a desclassificação dos norte-americanos. A China herdou a segunda colocação, ao marcar 38s01. O Canadá completou o pódio, com 38s13.

O astro já acumula 13 medalhas em campeonatos mundiais, onze delas de ouro. São três nos 100m, quatro nos 200m e mais quatro nos 4x100m – ele ainda foi vice-campeão mundial com o time jamaicano em 2007.

Brasil fica pelo caminho no revezamento 4x100m

O time masculino do Brasil no 4x100m foi atrapalhado por uma falha grave. O bastão caiu na primeira passagem da prova, em problema que determinou a desclassificação da equipe no Mundial de atletismo.

Gustavo dos Santos abriu a volta e não conseguiu passar o bastão para Aldemir Gomes. Bruno Lins e José Carlos Moreira, o Codó, sequer correram e viram o erro à distância.

No feminino, Rosângela Santos, Franciela Krasucki, Bruna Farias e Vitória Rosa representaram o Brasil. Elas terminaram o revezamento 4x100m em 43s15, seis centésimo atrás da Rússia, última seleção classificada por tempo. Na nona posição, o time nacional ficou fora da disputa por medalhas.

No 4x400m, mais decepção. Pedro Luiz de Oliveira, Wagner Cardoso, Hederson Estefani e Hugo de Sousa fecharam a prova em 3min01s05 e não chegaram à final. O quarteto teve problemas e acabou fora do retorno às pistas para tentar pódio.

Topo