Campeã em 2014, Mayra Aguiar é eliminada precocemente; Camilo também cai
Do UOL, em São PauloUma das maiores esperanças de medalha para o Brasil no Mundial de judô, Mayra Aguiar não conseguiu repetir o bom desempenho que lhe rendeu o ouro em 2014 e, desta vez em Astana, no Cazaquistão, foi eliminada precocemente. A brasileira caiu nas oitavas de final, e sequer disputou uma repescagem pela medalha de bronze. A atuação da brasileira não foi a única que decepcionou. Tiago Camilo não passou da estreia. Maria Portela foi até as oitavas de final.
Não foi só o Brasil que perdeu grandes nomes pelo caminho. O dia foi de zebras, com outras eliminações surpreendentes, como as de Kayla Harrison (EUA) e Ilias Iliadis (GRE).
No caso de Mayra, na categoria até 78 kg, houve só uma vitória. Ela enfrentou a chilena Jacqueline Usnayo e passou de fase dando ippon. Já na fase seguinte, contra a polonesa Daria Pogorzelec, levou a pior, com um yuko tomado no começo da luta e, enquanto buscava a virada, um wazari mais tarde.
Entre os homens, o medalhista olímpico e campeão mundial de 2007 Tiago Camilo foi para o tatame na categoria até 90 kg contra o russo Kirill Denisov. A luta de estreia do brasileiro foi travada, e o desequilíbrio veio nas punições. Duas contra o brasileiro contra só uma do russo, que avançou.
Na divisão até 70 kg, Maria Portela conseguiu duas vitórias. Ela passou pela australiana Aoife Coughlan por ippon e, da mesma forma, pela mexicana Andrea Poo. Em seu terceiro combate, sofreu quatro penalizações e perdeu por ippon para a espanhola Maria Bernabeu - no golden score.
No sábado, o Brasil terá mais quatro judocas em ação: o meio-pesado Luciano Correa, campeão mundial em 2007 e bronze em 2005 e os pesados David Moura, Rochele Nunes e Maria Suelen Altheman, atual vice-campeã mundial.