! Victor Penalber vence campeão mundial e é bronze no Mundial de judô - 27/08/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Victor Penalber vence campeão mundial e é bronze no Mundial de judô

Do UOL, em São Paulo

Victor Penalber conquistou, nesta quarta, a segunda medalha do Brasil no Mundial de judô em Astana, no Cazaquistão. Na disputa do bronze da categoria até 81 kg, contra o georgiano Avtandili Tchrikishvili, campeão do mundo em 2014, o brasileiro se superou, venceu e vai ao pódio pela primeira vez em uma competição deste porte.

Grande promessa do judô brasileiro, o carioca que já liderou o ranking ainda estava devendo uma grande atuação em Mundiais. Estava. Nesta quinta, ele se superou, encarou de igual para igual os melhores de sua categoria e subiu no pódio. É uma reviravolta para um atleta que perdeu boa parte do ciclo olímpico anterior cumprindo suspensão por doping. 

Desde que retornou aos tatames, em 2012, ele sobra entre os brasileiros, deixando o veterano Leandro Guilheiro para trás. Em Mundiais, foi nono em 2013, sétimo em 2014 e agora sobe de nível na atual temporada, colocando-se como candidato a medalha no ano que vem, nos Jogos Olímpicos. 

O bronze coroa um belo dia de Penalber, que perdeu nas quartas para o francês Loic Pietri, terceiro melhor do mundo, mas recuperou-se a tempo de buscar a medalha de bronze, batendo Valeriu Duminica, da Moldávia, na repescagem e Tchrikishvili na disputa pelo pódio.

O desempenho valeu muito a Penalber. Ele precisa se manter perto do topo de sua categoria para garantir a vaga olímpica, que será disputada com Leandro Guilheiro. Neste cenário, levar uma medalha pesa bastante a favor do judoca carioca.

Em seu caminho para a repescagem, Penalber venceu três lutas por ippon. Depois de estrear de bye, indo diretamente à segunda rodada, venceu Sergiu Toma, dos Emirados Árabes Unidos, Marlon Acacio, de Moçambique e o grego Alexios Ntanatsidis. Só parou nas quartas, contra o francês Pietri.

Guilheiro vai mal

A outra boa notícia para Penalber, além de seu próprio desempenho, foi a queda precoce de Leandro Guilheiro, duas vezes medalhista olímpico e prata no Mundial de 2010. O experiente judoca, figura constante na seleção brasileira nos últimos dez anos, sofre para retomar a melhor forma após dois anos parado, em que foi submetido a quatro operações no joelho.

Guilheiro começou o Mundial como bye e estreou só na segunda rodada, quando venceu o grego Roman Moustopoulos e o polonês Jakub Kubieniec, em sequência. Ele parou no sul-coreano Seungsu Lee, desqualificado após receber três punições.

Mariana Silva cai na estreia

Representante do Brasil na categoria até 63 kg, Mariana Silva não passou da luta de estreia. 11ª no ranking mundial, a judoca paulista enfrentou a chinesa Junxia Yang, 16ª, e foi surpreendida, deixando precocemente a disputa por uma medalha. 

Topo