Vídeos

Medalhista olímpico cai, mas Penalber briga pelo bronze no Mundial de judô

Do UOL, em São Paulo

O Brasil segue vivo na disputa da categoria até 81 kg do Mundial de judô, realizado em Astana, no Cazaquistão. Se o medalhista olímpico Leandro Guilheiro foi eliminado precocemente, restou a Victor Penalber se manter na chave. Passando pela repescagem, ele ainda pode faturar um bronze na competição.

Os dois judocas disputam posições no ranking mundial e a vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e Penalber pode dar um passo importante nesta direção.

Em sua trajetória em Astana, ele venceu três lutas por ippon. Depois de estrear de bye, indo diretamente à segunda rodada, venceu Sergiu Toma, dos Emirados Árabes Unidos, Marlon Acacio, de Moçambique e o grego Alexios  Ntanatsidis. Contra o francês Loic Pietri, nas quartas de final, acabou derrotado por dois yukos. 

Agora, Penalber encara Valeriu Duminica, da Moldávia, pela repescagem, e ainda pode ser bronze. As próximas disputas do dia começam às 8h (de Brasília).

Leandro Guilheiro medalhista de prata no Mundial de 2010 e bronze no de 2011 - além de ser duas vezes bronze nas Olimpíadas, começou de bye. Ele encarou na segunda rodada o gregoRoman Moustopoulos e venceu devido a quatro punições ao rival. Bateu, também, o polonês Jakub Kubieniec, com um yuko. Nas oitavas-de-final, perdeu para o sul-coreano Seungsu Lee ao ser punido quatro vezes.

No feminino, pela chave até 63 kg, Mariana Silva foi derrotada logo na estreia pela chinesa Jiunxia Yang. Ela foi imobilizada e acabou perdendo por ippon.

Topo