! Murer esquece trauma na China, iguala melhor marca e é prata no Mundial - 26/08/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Murer esquece trauma na China, iguala melhor marca e é prata no Mundial

Do UOL, em São Paulo

Todos sabiam que Fabiana Murer carregava a maior chance de medalha do Brasil no Mundial de Atletismo de Pequim. Mas, com sua história com o Ninho do Pássaro ainda viva na memória, era difícil evitar colocar um asterisco quando se falava da brasileira como favorita na prova de salto com vara. Essa apreensão, porém, era desnecessária.

A campeã mundial de 2011 mostrou porque é uma das principais atletas da prova nos últimos dez anos. Saltando com convicção, ela conquistou o vice-campeonato do salto com vara, repetindo a melhor marca da sua carreira. E agora acumula quatro medalhas em mundiais: no Mundial indoor, ela também é campeã mundial indoor, em 2010, e tem um bronze, de 2008.

"Eu tive de lidar com momentos complicados aqui em Pequim, nas Olimpíadas, mas isso não me afetou. Eu dei o meu melhor e estou satisfeita com o resultado", falou a medalhista em Pequim.

Para chegar à medalha de prata, superou algumas das melhores do mundo. Incluindo a norte-americana Jennifer Suhr, atual campeã olímpica, que não passou dos 4,80m, e a grega Nikoléta Kyriakopoulou, que chegou à China como a segunda melhor do ano (com 4,83m).

A única que bateu a brasileira foi Yarisley Silva. A cubana entrou no campeonato como campeã mundial indoor de 2014, ouro no Pan de Toronto (vencendo Murer) e líder do ranking de 2015, com 4,91m. Para vencer, saltou 4,90m, após falhar em suas duas primeiras tentativas. Ainda tentou quebrar o recorde do campeonato, saltando 5,01m. Não conseguiu. O recorde mundial é de Yelena Isinbaeva, com 5,06m.

"Eu estou muito feliz agora. Emocionada mesmo. Foi uma das competições mais difíceis da minha vida. Eu estava sempre muito perto da Fabiana e da Nikoleta. A Fabiana, especialmente, nunca para de evoluir e está me fazendo evoluir também. É sempre complicado competir com ela", elogiou a cubana.

No Ninho do Pássaro, o local do maior trauma de sua carreira, há sete anos, nos Jogos Olímpicos, Fabiana fez algo que nenhum brasileiro em Pequim tinha conseguido até agora: a melhor marca de sua carreira. Ela não chegava aos 4,85m há quatro anos. Com isso, ela igualou o recorde sul-americano, dela mesmo, de 2010 (que já tinha sido igualado na final do Mundial de 2011).

"Estou feliz com o pódio. É mais uma medalha. Foi uma competição dura, de nível altíssimo. As prova de salto com vara pode sem demoradas, então é preciso ter muita paciência e manter a concentração. Mas eu tenho experiência suficiente para isso. Eu sabia que precisava saltar muito bem para conseguir uma medalha e consegui isso, igualando meu recorde. Então, fiz um bom trabalho", afirmou a Fabiana.

Antes dela, Tiago Brás chegou ao Mundial como o quarto melhor do ano no salto com vara masculino. Ele, porém, falhou nas eliminatórias e nem mesmo se classificou para a decisão.

Para quem não lembra, em Pequim-2008 a brasileira chegou com chances grandes de conquistar uma inédita medalha olímpica. Tinha a marca de 4,80m, que valeu a prata para a norte-americana Suhr na China. E acabara de ser bronze no Mundial Indoor.

Na final da prova, porém, após passar com facilidade por seu primeiro salto, de 4,45m, foi procurar a vara que iria usar para suas tentativas seguintes. O equipamento tinha sumido. Após discutir muito com oficiais chineses, deu a vara como perdida. Abalada emocionalmente, não conseguiu passar dos 4,55m. Ainda tentou 4,60m, mas falhou.

Assim que a prova acabou, Fabiana declarou que nunca mais voltaria para Pequim. Mudou de opinião e, hoje, teve certeza que acertou a decisão.

Topo