Rafael Hettsheimeir diz que pediu dispensa da seleção para tentar NBA

Fábio Aleixo
Do UOL, em São Paulo
John David Mercer/USA Today Sports
Rafael Hettsheimeir em ação no Pan de Toronto; jogador pediu dispensa da Copa América

O pivô Rafael Hettsheimeir causou polêmica nas últimas semanas ao pedir dispensa da seleção brasileira de basquete que disputará a Copa América. O corte não foi bem digerido pelo treinador Rubén Magnano, que estranhou a situação. Em entrevista nesta segunda, porém, o jogador disse que a decisão tem a ver com sua intenção de tentar uma vaga na NBA.

“Eu estava esperando uma oportunidade que até agora não  apareceu e também  tive problemas particulares.  Conversei rapidamente com o Rubén  por telefone e não  teve nada demais. Tenho uma ótima relação ele. Ele sempre me tratou como um filho. Sempre foi algo de muito respeito. Se tiver algo da NBA ele vai ser a primeira pessoa para quem vou ligar”, disse Rafael Hettsheimeir, durante o evento de lançamento da Copa Intercontinental de Basquete, que será disputada entre Bauru e Real Madrid nos dias 25 e 27 de setembro. 

O discurso do jogador é bem diferente daquele adotado por Magnano em entrevista à Gazeta Esportiva. Ao falar sobre o pedido de dispensa de Hettsheimeir e Larry Taylor, o argentino disse ter ficado "surpreso" com a situação. Sobre o americano, ele foi ainda mais enfático ao dizer que "tem dúvidas", já que a lesão do armador, suposto motivo da dispensa, não seria problema para ele jogar o torneio. 

Ao contrário de Larry Taylor, Hettsheimeir não deixou a seleção por problemas médicos. O jogador hoje tem contrato com o Bauru, mas pretende aproveitar a pré-temporada da NBA para se encaixar em alguma franquia do principal basquete do mundo. 

"Tenho mais quatro anos de contrato com o Bauru e o foco está no Mundial (contra o Real Madrid). Mas é claro que torço para surgir algo na NBA. Também  faremos jogos nos Estados Unidos e quem sabe não aparece algo", disse Hettsheimeir. 

Os jogos em questão são amistosos contra New York Knicks e Washington Wizards, no período de preparação dos americanos. Hettsheimeir ressalta, no entanto, que não quer se afastar da seleção. 

"Faz muito tempo que estou na seleção e sempre que fui convocado nunca pedi dispensa. Vou trabalhar duro para conseguir meu espaço (na Olimpíada de 2016)", completou o jogador.