Vídeos

Bolt vai à final dos 100 m no Mundial, mas fica longe da marca de Gatlin

AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS
Jamaicano ficou apenas com o terceiro melhor tempo das eliminatórias em Pequim imagem: AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS

Do UOL, em São Paulo

Usain Bolt e Justin Gatlin garantiram presença na aguardada final masculina dos 100 m no Mundial de atletismo de 2015, em Pequim (China). Mas quem esperava a supremacia do jamaicano neste sábado, nas baterias das semifinais, teve uma surpresa.

A melhor marca das semifinais ficou com Gatlin, que venceu a segunda bateria com a marca de 9s77. Mike Rodgers, também dos Estados Unidos, ficou com o segundo lugar na bateria e na classificação geral, cruzando a linha de chegada em 9s86.

Bolt venceu a primeira bateria, mas ficou ‘apenas’ com 9s96. O tempo foi o mesmo do canadense Andre de Grasse (primeira bateria) e do norte-americano Tyson Gay (vencedor da terceira bateria). Asafa Powell, outro candidato a medalhas na prova, ficou em segundo na terceira bateria e com o sexto melhor tempo no geral, marcando 9s97. Jimmy Vicault (França), Trayvon Bromell (EUA) e Bingtian Su (China) completaram a lista dos nove classificados à decisão.

Em sua bateria nos 100m, Usain Bolt largou mal e quase sofreu uma queda. No entanto, se recuperou a tempo de fazer uma chegada equilibrada, conquistando o primeiro lugar com 9s96. O canadense Andre De Grasse veio em segundo (9s96), com o norte-americano Trayvon Bromell em terceiro (9s99) e o chinês Bingtian Su em quarto (9s99).

Na segunda bateria, Gatlin mostrou porque é o principal adversário de Bolt para a final dos 100m. Em sua semifinal, o norte-americano marcou 9s77, deixando para trás o compatriota Mike Rodgers (9s86), o qatariano Femi Ogunode (10s00) e o sul-africano Akani Simbine (10s02).

Na terceira bateria, o domínio foi do norte-americano Tyson Gay, que igualou a marca de Usain Bolt ao vencer a terceira semifinal em 9s96. O jamaicano Asafa Powell veio logo atrás com 9s97, à frente do francês Jimmy Vicaut (9s99) e do barbadense Ramon Gittens (10s04).

A final dos 100 m acontece ainda neste domingo, às 10h15 (horário de Brasília, 21h15 no horário local).

Rosângela avança nos 100 m

Na classificação feminina dos 100 m, a brasileira Rosângela Santos garantiu vaga nas semifinais ao vencer a sétima bateria com a marca de 11s14. O tempo foi o 14º entre as atletas inscritas na prova. As semis da prova acontecem nesta segunda-feira, às 8h40 (horário de Brasília, 19h40 no horário local).

Topo