Vídeos

Após acarajé e pouco treino, Ana Marcela fica em 2º lugar em teste olímpico

Tasso Marcelo/AFP Photo
Keri Anne Payne (2) venceu o evento-teste, com Ana Marcela (16) logo atrás imagem: Tasso Marcelo/AFP Photo

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Dona de duas medalhas na prova de 10 quilômetros em Mundiais (prata em Barcelona-2013 e bronze em Kazan-2015), competindo em casa e apoiada pela torcida, Ana Marcela Cunha, 23, era o principal nome no evento-teste da maratona aquática para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro. No entanto, a brasileira foi a segunda colocada na prova realizada neste domingo (23), na praia de Copacabana, vencida pela inglesa Keri Anne Payne. Razão para frustração? Depois de férias, acarajé e pouco treino, não era esse o sentimento expresso pela representante local.

Ana Marcela recebeu 15 dias de folga depois do Mundial em Kazan – ela encerrou a participação no torneio no dia 1º de agosto. Os treinos foram retomados na última segunda-feira (17), e desde então ela não tinha ultrapassado a marca de cinco quilômetros nadados por atividade.

Durante as férias, a nadadora soteropolitana voltou a Salvador para rever a família. O primeiro reencontro, entretanto, não esperou sequer a chegada em casa. Ainda no aeroporto, Ana Marcela Cunha comprou um acarajé.

"A primeira coisa que eu fiz quando cheguei à Bahia foi comer um acarajé. Antes mesmo de ver minha família, ainda no aeroporto. Depois eu tive de segurar um pouco o pé, né? Todo mundo quer fazer alguma coisa para agradar", contou a nadadora. Ana Marcela perdeu massa magra e ganhou 4kg durante as férias – o peso normal da atleta varia entre 64kg e 66kg. Ela ainda não recuperou a forma ideal.

"É muito mais fácil ganhar peso, mas quando você tem um objetivo é fácil perder. Você vai lançando metas durante um tempo, e a cada 15 dias eu vou à nutricionista para ver como eu estou", completou a nadadora.

A folga de 15 dias foi provavelmente o último período mais longo de descanso que a nadadora terá antes dos Jogos Olímpicos de 2016. Ainda neste ano, Ana Marcela vai nadar uma prova do Circuito Brasileiro de maratona aquática em Brasília e duas provas da Copa do Mundo na China.

O planejamento de Ana Marcela até os Jogos Olímpicos ainda incluirá um período de treinamento na altitude. A data e o local dessas atividades dependem de confirmação, mas o mais provável é que ela faça uma temporada na Espanha em fevereiro de 2016.

No entanto, não foi apenas com questões físicas que Ana Marcela teve de negociar na prova deste domingo. Ela também teve problemas na hora da alimentação e bateu na raia nos últimos metros do percurso – quando isso ocorreu, a brasileira chegou a ficar em pé na água até entender o que estava acontecendo.

"Foi bom. Eu gostei", avaliou Ana Marcela. "Quando a gente cai na água, a gente quer sempre dar o melhor. É uma coisa que o atleta sempre tem, mesmo sabendo que não está 100%. Depois que eu nadei os 25 quilômetros, nadar duas horas voltando de férias não é fácil, mas é tranquilo", adicionou.

A brasileira Poliana Okimoto, 32, que também está garantida na maratona de dez quilômetros dos Jogos Olímpicos, achou menos tranquilo e adotou estratégia diferente. Dias depois de ter nadado o Troféu José Finkel em São Paulo, ela abandonou a prova deste domingo durante a terceira volta.

"Ela tinha uma dor na virilha desde a disputa do Finkel e ainda tem um calendário neste ano, com os Jogos Mundiais militares e duas etapas da Copa do Mundo. Por isso, quando sentiu uma dor na virilha, a Poliana achou melhor sair e não comprometer. O foco aqui era conhecer o percurso", disse Igor de Souza, diretor-técnico da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

Topo