Vídeos

Dramas pessoais e conquistas na piscina. Vida de Joanna Maranhão vira filme

Ricardo Bufolin/Pinheiros
'O Nado de Joanna' está previsto para dezembro e será exibido pela Espn imagem: Ricardo Bufolin/Pinheiros

Fabio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Os dramas vividos por Joanna Maranhão e seu desempenho dentro das piscinas estão se transformando em um filme. A vida da nadadora de 28 anos dará origem ao documentário "O Nado de Joanna", com lançamento previsto para dezembro deste ano.

Orçado em 230 mil e feito todo com verba incentivada do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, o média-metragem de 26 minutos de duração abordará também temas polêmicos como o abuso sexual sofrido na infância e sua tentativa de suicídio.

A equipe de produção além de acompanhar treinos de Joanna está aproveitando também a disputa do Troféu José Finkel nesta semana para fazer imagens dela competindo. Depoimentos de amigos e do pai e da mãe da atleta também farão parte do documentário.

"Acho que vai ficar muito legal este documentário, pois a minha vida não se resume apenas ao esporte. Poucos atletas têm uma história de vida como a minha", afirmou Joanna, que retornou da aposentadoria no ano passado e atualmente defende o Pinheiros.

A obra está sendo realizada pela Rec Produtores Associados. A ideia de ter Joanna como a personagem do documentário foi pelo fato de até hoje ela ter o melhor resultado da natação feminina brasileira em uma edição dos Jogos Olímpicos. Ela foi quinta colocada dos 400m medley em Atenas-2004.

"A Joanna tem uma história e vida de superação, de altos e e baixos. Queremos retratar ela como muito mais que uma atleta. Como se trata de um projeto de memória olímpica, usamos com argumento este quinto lugar dela, mas não se resume a isso", afirmou o produtor Chico Ribeiro, que acompanha de perto as filmagens.

O documentário será exibido em primeira mão pela ESPN.

Topo