Em time olímpico, Dunga prioriza técnica e aposta em destaques do sub-20

Do UOL, em São Paulo

A convocação da seleção olímpica feita por Dunga nesta sexta-feira (14) mostrou um elenco que mistura atletas consolidados na categoria sub-23 com os destaques do último Mundial sub-20. A chamada priorizou atletas mais técnicos do que os que costumavam ser chamados por Alexandre Gallo, demitido em maio deste ano.

Essa, aliás, foi a primeira lista elaborada pelo técnico da seleção principal. A convocação teve nítida influência de Rogério Micale, técnico do sub-20 e sub-23. Ele, inclusive, esteve no vídeo divulgado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para anunciar os convocados que jogarão contra a França, no dia 8 de setembro. 

Micale prioriza um futebol com mais técnica. O treinador entende que é melhor apostar em zagueiros  como Lucão. Para o treinador, o são-paulino tem boa saída de bolam assim como Marlon, Walace e Rodrigo Ely.  Lucão ainda foi bem no Mundial sub-20. Por isso, será um dos desfalques dos times que brigam pelo topo no Brasileirão

No meio-campo, Otávio, do Atlético-PR, e Eduardo Henrique, do Atlético-MG, também são exemplos de atletas que sabem atuar com a bola nos pés e não têm apenas a força como característica. O atleticano já trabalhou com Micale anteriormente.

No ataque, não há o atleta que jogue apenas como referência, a exemplo do que acontece no time principal. Alisson, Carlos, Luan, Kelvin e Luciano são atletas que tem mais mobilidade e podem atuar pela ponta do campo.

O corintiano aliás, ganhou mais força após ter tido uma boa participação no Pan-Americano em Toronto, disputado no mês passado. Luan, por sua vez, é líder na arrancada do Grêmio no Campeonato Brasileiro e será baixa considerável para o técnico Roger.

A lista também teve a manutenção de nomes consolidados entre os olímpicos, como Fabinho, Wendel, Lucas Silva, Rodrigo Caio e Felipe Anderson. Eles receberam a companhia de Jean, Marlon, Lucão, Jorge e Anderas Pereira, que se destacaram no último mundial sub-20.

Desde maio, após a demissão de Alexandre Gallo, Dunga anunciou que comandaria a seleção olímpica na busca pela inédita medalha de ouro, justamente na competição que será disputada no Rio de Janeiro, em 2016. O jogo contra a França, no dia 8 de setembro, será o primeiro teste após a mudança.

Veja a lista:

Goleiros

Ederson – Benfica
Jean – Bahia

Zagueiros

Lucão – São Paulo
Marlon – Fluminense
Walace – Monaco
Rodrigo Ely – Milan

Laterais

Fabinho – Monaco
Maicon – Livorno
Wendell – Bayer Leverkusen
Jorge – Flamengo

Meio-campo

Rodrigo Caio – São Paulo
Lucas Silva – Real Madrid
Otavio – Atlético-PR
Eduardo Henrique – Atlético-MG
Rafael Alcantara – Barcelona
Andreas Pereira – Manchester United
Felipe Anderson – Lazio

Atacantes

Kelvin – Palmeiras
Alisson – Cruzeiro
Carlos – Atlético-MG
Luciano – Corinthians
Luan - Grêmio

 

VEJA TAMBÉM OS CONVOCADOS DA SELEÇÃO PRINCIPAL