Vídeos

Marcelinho Huertas anuncia saída do Barcelona após quatro temporadas

EFE/Adrián Ruiz de Hierro
Marcelinho Huertas comemora título da Liga ACB conquistado pelo Barcelona imagem: EFE/Adrián Ruiz de Hierro

Do UOL, em São Paulo

Armador da seleção brasileira de basquete, Marcelinho Huertas não é mais jogador do Barcelona. Depois de quatro temporadas, o jogador anunciou sua saída da equipe espanhola. O contrato dele havia chegado ao final depois do término da Liga ACB, em que a equipe dele perdeu na decisão para o Real Madrid, e não foi renovado.

De acordo com a imprensa espanhola, Huertas teria recebido uma proposta do Galatasaray, da Turquia, mas rejeitado por causa do desejo de jogar em alguma equipe da NBA. Desde 2004 na Europa, o brasileiro já chamou a atenção de algumas equipes da principal liga de basquete do mundo.

Mesmo sem ser convocado para a Copa América de basquete, que acontece no México, assim como os outros jogadores brasileiros que atuam na NBA, Huertas esteve no ginásio do Esporte Clube Sírio, na última terça-feira (11), para treinar junto com a seleção e manter a forma enquanto não decide seu futuro.

Aos 32 anos, Marcelinho Huertas assinará pelo seu oitavo clube na carreira. Até o momento, ele já defendeu as cores do Paulistano/FMU, Pinheiros, DKV Joventud (ESP), Bilbao Basket (ESP), Fortitudo Bologna (ITA), Saski Baskonia (ESPN) e Barcelona (ESPN)

Pela seleção, Huertas conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, além do bicampeonato da Copa América (2005 e 2009) e do Sul-Americano, em 2006.

Confira o texto de despedida de Marcelinho Huertas:

Meus sinceros agradecimentos e até breve!!!

Olá a todos! Chegou a hora de dizer adeus. Chegou a hora mais complicada para mim. O momento mais difícil para um atleta profissional é sempre dizer adeus a um lugar que gosta, mas se você gosta e ainda é muito estimado por lá, é ainda mais difícil.

Nas últimas quatro temporadas, realizei um dos sonhos da minha vida. O Barça, por tudo que representa, não só na Catalunha ou na Espanha, mas sim em todo o mundo, é uma instituição exemplar, um clube único, mais que um clube, e me sinto muito orgulhoso por ter sido parte dele.

Quatro temporadas passam rápido quando você olha pra trás, mas saio cheio de recordações. Lembranças, amigos, bons momentos, outros nem tão bons, mas, sobretudo, amor dos torcedores. Sempre me senti muito envolvido neste projeto, sempre quis dar o melhor de mim, e espero que as pessoas tenham gostado disso!

O Palau, a magia do Palau, será difícil de esquecer. Ainda me lembro daquela cesta de três contra o Madrid... Ali me sentia em casa. É que o Palau me deu tanta coisa boa, seja da torcida ou dos que trabalham lá. Não quero esquecer ninguém, do primeiro ao último dos trabalhadores de lá, que sempre me trataram da melhor maneira!

Eu adoraria continuar ligado a essa instituição, mas sei que a vida de um esportista tem destas coisas e preciso saber aceitar, mesmo que seja difícil. De agora em diante serei mais um “culer” à distância, sempre desejando o melhor para a equipe de basquete! Espero que continue conseguindo títulos, que vou comemorar de onde estiver. O meu compromisso foi, é e sempre será cem por cento pensar desse jeito em relação a esse clube que tanto estimo.

No aspecto pessoal, levo vários amigos. Pessoas boas, que tanto trabalham e muitas vezes não são vistas, mas são imprescindíveis. Quanto aos jogadores, também terei como amigos para sempre, e sei que vamos nos encontrar no futuro. Finalmente, quero também agradecer aos treinadores que apostaram em mim no clube e que me deram a oportunidade de crescer como pessoa e jogador.

Não posso negar o nó na garganta quando penso que não vou mais jogar no Palau, mas o mundo do esporte profissional é assim. Vou procurar novos desafios, novos horizontes, mas no meu coração sempre haverá um espaço que será para sempre “blaugrana”.

Marcelinho Huertas

Topo