Vídeos

Atualizada em 19.11.2015 19h59

COI minimiza temor com poluição no Rio e anuncia mergulho na Guanabara

Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo
Lixo se acumula nas margens da Baía de Guanabara imagem: Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O COI (Comitê Olímpico Internacional) minimizou nesta quarta-feira (12) as preocupações quanto às condições para prática esportiva da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas, dois locais de competição da Olimpíada de 2016. Dirigentes do órgão reunidos no Rio de Janeiro declararam que ambos os espaços receberão disputas olímpicas e não colocarão em risco a saúde de atletas. Anunciaram ainda que estão dispostos a nadar na Baía de Guanabara, local reconhecidamente impróprio para banho.

“Podemos mergulhar todos juntos”, afirmou a presidente da Comissão de Coordenação do COI para a Olimpíada de 2016, Nawal El Moutawakel, ao lado de colegas do comitê. “Podemos trazer mais gente.”

A declaração de Nawal foi dada durante entrevista coletiva concedida nesta tarde, na sede do Comitê Organizador Rio-2016. Ela e o diretor executivo do COI, Christophe Dubi, foram questionados sobre a promessa olímpica de despoluição da Baía de Guanabara, a qual não será cumprida pelo governo do Estado.

Dubi afirmou que o COI está focado em garantir as condições de competição para a Olimpíada, e disse que o trabalho para isso está sendo feito. Ele disse que teste recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) estão sendo realizados na água dos locais de competição, e continuarão sendo feitos. "Os trabalhos têm sido realizados. Nos Jogos, teremos a melhor ambiente já visto."

O próprio Dubi já havia declarado em maio deste ano, em entrevista à BBC, que não considera a qualidade da água tão ruim e estaria disposto a mergulhar na Guanabara. Perguntado novamente sobre o assunto, riu e foi interrompido por Nawal. Ela, com um sorriso no rosto, anunciou o “mergulho coletivo”.

Nona visita do COI

A entrevista coletiva encerrou três dias de trabalho da comissão no COI no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, os dirigentes esportivos participaram de encontros com autoridades nacionais e visitaram obras em execução para a Olimpíada. Passaram, inclusive, pelo Parque Olímpico, maior área de competição dos Jogos. A construção do parque está 82% concluída.

Nawal, aliás, afirmou que a conclusão das obras já não preocupa mais o COI. Segundo ela, as primeiras arenas já foram entregues e quatro eventos-teste da Olimpíada já foram realizados só neste ano (vôlei, triatlo, hipismo e remo). “Esses eventos foram excelentes e estão recebendo elogios”, afirmou ela. “Isso demonstra a capacidade dos organizadores de entregar os Jogos.”

A presidente da comissão do COI ressaltou, entretanto, que ainda há “um tremendo trabalho a ser feito”, principalmente na área operacional da organização da Olimpíada. Ela disse que organizadores e representantes do governo precisam trabalhar com unidade e aproveitar os eventos-testes que ainda estão por vir para garantir que tudo ocorra perfeitamente em 2016.

“Não podemos aceitar nada que não seja a perfeição”, complementou Dubi. “Temos excelentes bases já estabelecidas, mas temos milhares de pessoas para contratar e milhares de contratos para fechar. O Comitê Organizador Rio-2016 é como uma grande empresa. E ainda vai crescer muito até os Jogos.”

Topo