Vídeos

Brasileiro iguala adversário, desiste de desempate e é eliminado em Mundial

Satiro Sodre/SSPress
Guilherme Guido precisaria passar por um desempate para chegar à semifinal dos 50m costas no Mundial, mas desistiu imagem: Satiro Sodre/SSPress

Guilherme Costa

Do UOL, em Kazan (Rússia)

Guilherme Guido, 26, teria mais uma chance de continuar no Mundial de esportes aquáticos de Kazan (Rússia). Após ter nadado a eliminatória dos 50m costas em 25s29, exatamente o mesmo tempo do espanhol Miguel Ortiz-Canavate, precisaria disputar um desempate para resolver qual dos dois seria o 16 classificado para as semifinais. Entretanto, o brasileiro desistiu de fazer uma segunda prova e preferiu priorizar sua participação nos revezamentos;

“O atleta não sentiu condições de evoluir na prova, e a comissão técnica decidiu tirá-lo e poupá-lo par ao revezamento”, disse a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) na manhã deste sábado (08).

Guido era tratado pela confederação como esperança de ser pelo menos finalista nos 50m costas. O brasileiro nadou a prova na sexta entre sete baterias e fez o quinto melhor tempo de sua prova.

A marca de Guido ficou um segundo acima do tempo do líder (o francês Camille Lacourt fechou a eliminatória em 24s56) e bem atrás do resultado do búlgaro Pavel Sankovich (24s97), que ficou em oitavo.

Como empatou com Ortiz-Canavate, portanto, Guido teria de nadar os 50m costas mais uma vez de manhã e vencer o rival para avançar às semifinais. Em caso de triunfo, teria de voltar à piscina horas depois e melhorar muito a própria marca para ter chance de continuar.

Ao tirar o nadador do desempate, a comissão técnica do Brasil preferiu priorizar a participação de Guido no revezamento 4x100m medley, cujas eliminatórias estão marcadas para domingo (09). Ao contrário dos 50m costas, a prova faz parte do programa olímpico, e o país-sede de 2016 precisa ficar entre os 12 primeiros em Kazan para se classificar.

Topo