Vídeos

Paes elogia COI e ataca Fifa: 'Só pensam em estádio e aeroporto'

Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, voltou a criticar a Fifa nesta quarta-feira (5). No dia em que iniciou-se a contagem regressiva de um ano para o início da Olimpíada de 2016, Paes comparou a relação da capital fluminense com a federação de futebol e com o COI (Comitê Olímpico Internacional). Acabou sobrando para a Fifa, que segundo o prefeito, “só pensa em estádio e aeroporto”.

“A diferença [entre a Fifa e o COI] é enorme”, disse o prefeito. “A Fifa só pensa em estádio, aeroporto e hotel quando vai organizar uma Copa do Mundo. E olhe lá. Em hotéis, eles só pensam em dois ou três nos quais eles vão ficar.”

“Já o COI está preocupado com a transformação da cidade”, complementou o prefeito, que concedeu uma entrevista coletiva nesta manhã no Parque Olímpico da Rio-2016. “De três em três meses, eles mandam para cá um técnico para acompanhar tudo o que está acontecendo aqui.”

Esta não foi a primeira vez que Paes criticou o trabalho da entidade máxima do futebol, hoje envolvida em um escândalo internacional de corrupção. Dentro da própria Fifa, aliás, cartolas reconhecem que a relação da entidade com o prefeito não foi boa durante todo a preparação para o Mundial de 2014.

O prefeito também sempre foi um grande defensor do comitê olímpico. Para ele, o COI é uma "instituição diferente". “Acho que o bem venceu ali”, resumiu.

Na entrevista coletiva, Paes foi questionado sobre relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) que apontou atrasos na execução de obras olímpicas. Na resposta, ele desdenhou do trabalho do órgão de fiscalização.

"Soltaram um relatório em março falando de atrasos em dezembro. Quem estava atrasado era o TCU", afirmou ele. “Para falar e palpitar, tem um monte de gente no Brasil. Já para executar, tem poucos.”

Topo