Presidente do COI vai à praia nadar no Rio. Mas longe da Baía de Guanabara

Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
REUTERS/Sergio Moraes
A visita do presidente do COI à praia no Rio de Janeiro

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, está no Rio de Janeiro para evento que marca os 365 dias para os Jogos Olímpicos de 2016. Nesta terça, o alemão participou de um encontro com atletas e ex-atletas na praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Ele mostrou habilidade na hora de bater bola na areia e otimismo ao falar do andamento das obras para 2016.

O principal assunto abordado com os jornalistas foi a questão da poluição da Baía de Guanabara.  “O COI está monitorando o assunto e acredita que para as competições de vela não terá problema. O processo de limpeza vai acontecer”, disse Thomas Bach comentando sobre os altos índices de poluição da água.

O presidente do COI ainda ressaltou não estar decepcionado pelo fato da Baía não ficar totalmente limpa até 2016. “O que o Rio de janeiro está fazendo é muito bom para a olimpíada. Os brasileiros ficarão orgulhos, não somente jogos, mas da eficiência também “, completou.

Fora dos assuntos mais sérios, em clima mais leve, Bach aproveitou o dia na praia batendo bola com Gilmar Rinaldi, Jorginho, Mauro Galvão e outros atletas e ex-atletas. Ele também quase deu um mergulho. “Está limpa, pode vir que a praia está limpa”, informou o alemão ao entrar no mar, com água até o joelho. Thomas Bach disse que não daria um mergulho por conta da baixa temperatura da água. 

No final do evento, Thomas Bach ainda foi presenteado com uma camisa da seleção brasileira de futebol. 

REUTERS/Sergio Moraes
Thomas Bach se diverte ao lado de atletas e ex-atletas brasileiros em praia do Rio