Vídeos

Nuzman: "Na reta final, Rio 2016 já mostra a cara de um evento histórico"

AFP PHOTO SEBASTIEN FEVAL
"O comitê Rio 2016 vai entregar Jogos excelentes mas depende do público para a festa " imagem: AFP PHOTO SEBASTIEN FEVAL

Carlos Arthur Nuzman

Especial para o UOL

Na reta final, as grandes competições costumam ser vencidas por quem tem mais vontade, gana e determinação. O comitê Rio 2016 e a cidade do Rio de Janeiro entram na reta final da preparação para os Jogos Olímpicos como qualquer atleta que vai ser campeão: com mais vontade, gana e determinação do que nunca.

Adoro desafios. Aprendi assim como atleta olímpico nos jogos de Tóquio-64. Desde então construí minha vida de um desafio a outros até chegar na reta final que hoje é tema deste texto.

Tenho orgulho do que fizemos até agora. As obras aparecem quase prontas, no prazo e no orçamento. Os eventos testes saíram do papel. Brasileiros de todas as partes podem vir ao Rio sentir desde já a emoção de uma experiência olímpica. Serão mais de 40 eventos teste. 

A oportunidade de ocupar este espaço só me foi dada porque o jornalismo do UOL sabe que o nosso compromisso nesta jornada é enfrentar todo tipo de obstáculo. Não estou aqui e agora para pintar o mundo cor de rosa. Sabemos dos nossos problemas e vamos superá-los.

Nosso maior compromisso é organizar Jogos que deixem um legado para o Rio e para o Brasil. A Baía de Guanabara, a Lagoa Rodrigo de Freitas e as lagoas de Jacarepaguá vão estar sempre na nossa lista de prioridades. A discussão que se faz em torno destes cartões postais do Rio é por si só uma forma menor de legado. Menor porém fundamental já que é a pressão popular e a conscientização dos moradores no Rio que transformará a história da Baia e das lagoas.

Quero escrever também sobre os atletas. Algumas das figuras mais importantes do nosso mundo estarão no Rio competindo. Gente como Usain Bolt, Michael Phelps, Rafael Nadal, Roger Federer, Novak Djokovic, Lionel Messi e ...Neymar. Vamos torcer muito pelos atletas brasileiros sabendo que nos Jogos Olímpicos o desafio supera qualquer emoção jamais vivida em jogos nacionais ou Pan-Americanos.

Já comprei meus ingressos. Não fui sorteado em todos os meus pedidos, mesmo assim consegui espaço para ver esgrima, badminton e tiro com arco. Agora estou atrás de ingressos para ver as meninas do handebol, campeãs mundiais. Claro que vou ter uma boa credencial durante os Jogos e acesso a todos os eventos. Esse é o meu trabalho. Mesmo assim comprei ingressos só para ter o prazer de sentar algumas vezes no meio da torcida e gritar à vontade empurrando os nossos atletas.

Falta um ano para que o nosso grande sonho de sediar os Jogos Olímpicos seja uma realidade. Há muito trabalho pela frente. O comitê Rio 2016 vai entregar Jogos excelentes, mas depende do público para fechar a festa num momento inesquecível. O público e a imprensa vão cobrar excelência, capricho e legado, além de transparência nos gastos e nas decisões. Esse fica sendo meu compromisso com o UOL e todos os internautas. Vamos fazer juntos os Jogos Olímpicos Brasileiros. E posso dizer que começamos bem: a nossa tocha é certamente a mais linda de toda a história olímpica.

Artigo escrito por:

  • EFE/SANTI CARNERI

    Carlos Arthur Nuzman

    Presidente do Comitê Organizador Rio-2016 e do COB (Comitê Olímpico do Brasil)

    Imagem: EFE/SANTI CARNERI

Topo