Vídeos

Fiba exclui a Rússia da Olimpíada do Rio-2016 por "escândalos em federação"

REUTERS/Mike Segar
Rússia pode ficar de fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 imagem: REUTERS/Mike Segar

Do UOL, em São Paulo

O basquete do Rio-2016 pode ter o desfalque de uma de suas principais seleções. A Fiba anunciou nesta quarta-feira que suspendeu a Rússia de todas as competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos e a próxima Eurobasket, alegando “escândalos na federação local”.

O motivo da punição da Fiba é a interferência de um tribunal russo na federação local. Uma decisão judicial obrigou a entidade a realizar uma nova eleição para presidente, pois não considerou o pleito feito em 2013 como legítimo. A federação russa convocou eleições para o próximo dia 25 de agosto.

Sergey Chernov, representante russo na Fiba, afirmou que a federação foi notificada da punição por carta e que agora “buscará formas para solucionar este problema” antes da reunião geral da entidade máxima do basquete, que ocorrerá entre 7 e 9 de agosto e na qual a sanção pode ser definitivamente ratificada.

Vale lembrar que a Rússia ainda não tem vaga garantida no Rio-2016. O país tentaria a classificação para a Olimpíada justamente na Eurobasket, o campeonato europeu de seleções, que será disputado em setembro deste ano, na França.

Caso consiga reverter a punição, a Rússia estará no grupo A da Eurobasket, ao lado de França, Bósnia, Finlândia, Polônia e Israel.

A Rússia fez uma boa campanha nos últimos Jogos Olímpicos, disputados em Londres em 2012. O time masculino conquistou a medalha de bronze, superando a Argentina na disputa do terceiro lugar. Já a equipe feminina ficou na quarta colocação, perdendo a medalha para a Austrália.

Topo