Vídeos

Dilma promete Olimpíada segura como a Copa e usa tom descontraído em evento

Daniel Brito

Do UOL, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff fez um discurso bastante descontraído durante o lançamento da tocha olímpica da Olimpíada do Rio-2016 nesta sexta-feira, em Brasília. A líder brincou algumas vezes com os outros políticos presentes, Eduardo Paes (prefeito do Rio de Janeiro) e Luiz Fernando Pezão (governador do RJ), sorriu bastante ao falar da tocha e só usou tom mais sério ao prometer segurança total nos Jogos.

Dilma afirmou que, durante sua visita aos Estados Unidos, na semana passada, foi bastante questionada sobre o assunto. Usou, então, o sucesso da Copa do Mundo de 2014 para garantir tranquilidade aos habitantes e turistas.

“Fui muito perguntada sobre a segurança nas Olimpíadas na coletiva na Casa Branca. Eu disse, com a certeza da experiência da Copa do Mundo, que tivemos capacidade de nos organizar com Forças Armadas, Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública do Estado, com a PM e a Civil”, explicou Dilma, que cometeu um ato falho, em seguida, ao trocar os dois eventos esportivos.

“Temos certeza que faremos uma Copa segura, uma Copa tranquila”, disse, para logo ser interrompida por Paes, fora do microfone, que a corrigiu. “Desculpa, falei em Copa? É porque fiquei com a Copa do Mundo na cabeça. Mas fizemos uma Copa segura também. E se fizemos a segurança em 12 cidades durante a Copa, temos toda condição de fazer em uma cidade. Todos aqueles que quiserem participar desta Copa, perdão, Olimpíada, que venham e participem, que serão muito bem recebidos”, finalizou a presidente, mais uma vez se confundindo.

Durante seu discurso, Dilma aproveitou para fazer uma provocação ao governador do Estado do Rio. “Eu e o Eduardo Paes fazermos grande esforço para que o governador Pezão compre uma bicicleta e comece a pedalar. O Nuzman [presidente do COB] até forneceu a ele o uniforme completo do time olímpico do Brasil. Mas cada vez menos ele tem razão para não integrar os 47% da população brasileira que é sedentária, conforme pesquisa do ministério do Esporte citada pelo ministro George Hilton”, brincou a presidente.

Dilma tornou público, recentemente, o hábito de andar de bicicleta. Em seus dias de folga, ela é frequentemente flagrada pedalando nas proximidades do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente. Ela disse já ter perdido 15 quilos com os novos hábitos. 

Topo