Vídeos

Como a dona do Magazine Luiza assumiu cargo-chave na Olimpíada de 2016

Eduardo Knapp/Folhapress
Dilma (esq.) em evento com Luiza Trajano (dir.), nova presidente do Conselho Olímpico imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Do UOL, no Rio de Janeiro

Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, é a nova presidente do Conselho Público Olímpico. A empresária foi anunciada na terça-feira (23), pela presidente Dilma Rousseff, como a comandante do mais alto conselho decisório sobre a organização da Olimpíada de 2016. Até então, o cargo era ocupado por Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central.

Dona Luiza não tem ligação direta com o mundo esportivo. Apesar disso, é considerada uma das pessoas que mais conhece o projeto olímpico do país.

Esse conhecimento foi fator fundamental para a escolha dela para um cargo-chave para os Jogos de 2016. Mas não foi o único. Saiba mais sobre o que levou a empresária a um dos mais altos postos da Olimpíada.

Sucesso como empreendedora

Luiza é formada em Direito, mas ficou famosa como uma administradora de sucesso. Em 1991, ela assumiu a gestão da rede de lojas Magazine Luiza, fundada por seus tios no final da década de 1950. Sob a gestão de Luiza, a rede cresceu e tornou-se uma das maiores do país. Hoje, a empresa tem 740 lojas, 9 centros de distribuição e 3 escritórios, espalhados por 16 Estados.

Proximidade com a presidente

Luiza é muito próxima à presidente Dilma. A empresária foi cotada para assumir um ministério em 2011. Acabou não entrando para o governo, mas manteve-se como uma conselheira informal da presidente. Na terça-feira, Dilma descreveu Luiza como "batalhadora, empreendedora e de altíssima capacidade".

Linha direta Olimpíada-Dilma

Devido a proximidade de Luiza com a presidente, organizadores da Olimpíada apostam que a empresária será a “linha direta” entre Dilma e os Jogos Olímpicos. Luiza tem contato aberto com o governo federal. Foi escolhida para comandar o Conselho Público Olímpico justamente para que Dilma aproxime-se da Rio-2016.

Mãos à obra na Rio-2016

Luiza, inclusive, já trabalha na organização da Olimpíada desde fevereiro de 2012. Ela é membro do Conselho Diretor do Comitê Rio-2016, órgão responsável pela realização dos Jogos. Nas reuniões desse conselho, Luiza é participativa e questionadora. Pessoas que acompanham os encontros relatam que ela é uma das conselheiras mais bem informadas sobre a preparação do país para a Olimpíada.

Propaganda nas redes sociais

Além de participativa em reuniões da Rio-2016, Luiza também é uma das grandes entusiastas quando o assunto é Jogos Olímpicos do Rio. A empresária divulga frequentemente informações sobre a Rio-2016 em seu perfil no twitter, que tem mais de 22 mil seguidores. Na sexta-feira (19), por exemplo, Luiza tuitou sobre a disputa de atletas por vagas em competições da Olimpíada do Rio.

Sucesso contra opositores

Luiza, aliás, ganhou muitos seguidores no twitter após contestar informações divulgadas por Diogo Mainard em entrevista concedida a ele no programa Manhattan Connection. Mainard havia citado dados negativos sobre a economia brasileira. Luiza disse que eles estavam desatualizados e prometeu lhe enviar pesquisas mais recentes. Depois, no twitter, criticou a parte da imprensa que sempre enxerga “apenas a metade vazia do copo”.

Topo